"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Jovens vigilantes da floresta assinalam Dia Nacional da Conservação da Natureza

Assinalou-se na passada quarta-feira, 28 de julho, o Dia Nacional da Conservação da Natureza e, para celebrar a efeméride, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé promoveu uma atividade lúdica entre as suas equipas de voluntários de vigilância florestal que se encontram no terreno, de forma a destacar a importância da conservação do património natural.


Os jovens tiveram a oportunidade de realizar alguns trabalhos com materiais naturais que recolheram durante o período de vigilância e receberam informações sobre o dispositivo municipal de prevenção e combate aos fogos florestais, assim como o trabalho desenvolvido pela Equipa de Sapadores Florestais e pelos elementos do Exército durante este período de verão, em que o risco de incêndios é mais elevado.

O programa “Vigilância Florestal – Voluntariado Jovem”, promovido pela Autarquia de Loulé há já alguns anos, tem como objetivo principal a prevenção e deteção de fogos florestais, sensibilização e informação à população (entrega de folhetos) e interação com os idosos que vivem isolados nas áreas de Alte, Ameixial, Benafim, Querença, Salir e Tôr. Para além da aprendizagem relacionada com os incêndios florestais e as caminhadas ao ar livre, o programa favorece as relações interpessoais entre os elementos dos grupos e fomenta a cultura de proteção e valorização do património comum, a floresta, dando a conhecer a alguns jovens estas zonas do Concelho.

Refira-se que o Dia Nacional da Conservação da Natureza tem como objetivo consciencializar os cidadãos para os problemas da “Mãe Natureza” e para a necessidade urgente da sua conservação.

Assim, este é um dia de reflexão para a situação da natureza em Portugal e no mundo, que ganha cada vez maior relevância face aos problemas causados pelo aquecimento global e pelas alterações climáticas.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,226,009