"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Uma viagem pela biografia de 49 mulheres do século XV aos nossos dias

Acabou de ser lançado o livro "Mulheres de Almada" de autoria de M. Margarida Pereira-Müller e Florbela Barão da Silva e ilustrações de Isa Silva, e sob a chancela da Emporium Editora.


O livro percorre as biografias de 49 mulheres que têm marcado a vida do concelho de Almada do século XV aos nossos dias, da rainha de Portugal Leonor de Avis às operárias na cortiça e lavadeiras, da desportista Almerinda Correia à judoca Telma Monteiro, da cientista Elvira Fortunato à parteira-enfermeira Graziela Maria Afonso, da cantora Nela Ribeiro a Marta Miranda, da artista plástica Catarina Pé-Curto a investigadora de estudos sobre feminismo Manuela Tavares, entre tantas outras.

Segundo escreve no prefácio Inês de Medeiros, presidente da Câmara municipal de Almada, “Todos nós já fomos confrontados com o facto de a história ser feita pelos e para os vencedores. Quando se aborda a questão das mulheres na História, o caso é ainda mais complexo. No entanto, basta um olhar mais cuidado para se perceber que não só elas estão sempre presentes, como o estão de forma ativa.”

M.Margarida Pereira-Müller nasceu em Portalegre, colabora com diversas publicações e blogs e já publicou diversas biografias, livros de contos e lendas e de gastronomia (premiados internacionalmente).

Florbela Barão da Silva nasceu, reside e trabalha em Almada como consultora de comunicação com a sua marca pessoal. Escreve artigos em publicações sobre relações públicas e participa em palestras de empreendedorismo.

A ilustradora Isa Silva trabalha em ilustração, design gráfico e pintura. Exposições, livros publicados, teatro infantil, prémios criativos, arte urbana e urban sketching fazem parte do seu percurso como artista visual.

“Com este livro pretendemos lançar a luz sobre o trabalho das mulheres na formação e edificação da memória do concelho de Almada, dando-lhes visibilidade e voz. Queremos evidenciar mulheres que tiveram impacto na história do concelho de Almada e na atualidade, muitas delas anónimas, mas que com a sua força marcaram o território e deram-no a conhecer tanto em Portugal como além-fronteiras” referem as autoras na introdução”.

“Percorremos a história das mulheres de Almada do século XV aos nossos dias em relação ao seu papel no desenvolvimento do concelho nas diferentes áreas e ao lugar que ocupam no espaço territorial” acrescentam.


Este é um livro sobre mulheres é feito por mulheres para a nova geração e conta com o apoio da Câmara Municipal de Almada.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,187,550