"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Ciclo itinerante leva cinema ao ar livre a oito aldeias da Guarda

Nove filmes portugueses vão ser apresentados em itinerância por oito aldeias do distrito da Guarda durante o verão, no ciclo "Olhares da terra" que acontece ao ar livre em sítios onde habitualmente a oferta cultural é inexistente, explicou a organização.

Cinema ao ar livre Foto: FEA


"O movimento das coisas", de Manuela Serra, é o primeiro filme a ser exibido esta quinta-feira, no anfiteatro do Centro Cultural de Famalicão da Serra, no concelho da Guarda, onde arranca esta proposta do Cineclube da Guarda e da ARS Luzlinar.

O ciclo decorre até 4 de setembro e, segundo Ana Couto, do Cineclube da Guarda, o objetivo é "recuperar a itinerância do cinema", levando filmes a "aldeias que de outra forma não teriam acesso à exibição cinematográfica".

Em espaços como praças centrais, átrios de antigas escolas, anfiteatros e até numa praia fluvial serão exibidos filmes portugueses que percorrem "diferentes geografias sociais, naturais e humanas" e lançam um olhar para as comunidades rurais, alguns diretamente relacionados com este território, como "O linho é um sonho", de Catarina Alves Costa, ou "Os cobertores de papa", de Manuel Lübbers.

Ao mesmo tempo, a organização de "Olhares da terra" espera suscitar, a partir destas sessões, "a vontade das pessoas conviverem umas com as outras e partilharem em conjunto a fruição da cultura e irem a propostas culturais".

Ana Couto espera que "as noites sejam agradáveis para mostrar cinema ao ar livre", mas como se trata de aldeias serranas, mesmo no verão "é aconselhável levar a mantinha ou a écharpe nas costas".

O ciclo "Olhares da terra" começa quinta-feira em Famalicão da Serra, com "O movimento das coisas", de Manuela Serra, prosseguindo em Maçaínhas (dia 13), Valhelhas (dia 14), Corujeira (dia 26) e Meios (dia 27).

Em setembro, há projeções em Videmonte (dia 2), Fernão Joanes (dia 3) e Trinta (4). Todas as sessões são às 21h00, com entrada livre.


por Lusa e Renascença | 10 de agosto de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Exposições

Pickpocket

Balcony Gallery 12 Dez a 7 Fev 2026

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Cartas de Amor"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para a sessão de dia 13 de dezembro (sábado), às 21h00, na Super Bock Arena, no Porto.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "O Professor de Inglês"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia em Lisboa e Gaia do filme "O Professor de Inglês" (The Penguin Lessons). Uma história que é uma inspiração de empatia, amizade e resiliência. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

"GARFIELD - Um Musical com Gatitude"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para o espetáculo musical baseado na banda desenhada original de Jim Davis na Super Bock Arena, no Porto, para a sessão de 13 de dezembro (sábado), às 15h30.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
117,000,874