"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

DGArtes abre três concursos de apoio a projectos de criação, edição e programação

O montante total disponível é de 6,28 milhões de euros. Candidaturas estão abertas até 17 de Setembro.

Fotografia: "Ensaios para Livro-Caractere", de Sara Vaz & Marco Balesteros [apresentação no Festival Temps d'Images 2019, na Quadrum - Galerias Municipais]

A Direcção-Geral das Artes (DGArtes) abriu esta segunda-feira as candidaturas para os programas de apoio a projectos nos domínios da criação e edição e da programação, num montante total de 6,28 milhões de euros. Segundo a declaração anual 2021 deste organismo do Ministério da Cultura, estes três concursos deveriam ter sido lançados até ao final de Julho.

O Programa de Apoio a Projectos nos domínios de Criação e Edição está aberto a candidaturas vindas das artes visuais (arquitectura, artes plásticas, design, fotografia e novos media) e das artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro), bem como das artes de rua e dos cruzamentos disciplinares. O Programa de Apoio a Projectos no domínio da programação contempla as mesmas vertentes.

No campo das artes visuais, o programa de apoio a projectos conta com uma dotação de um milhão de euros, enquanto do lado das artes performativas, artes de rua e cruzamento disciplinar o valor é de 3,24 milhões. Já no domínio da programação, o valor disponível é de 2,04 milhões de euros.

“Tendo como enquadramento o Modelo de Apoio às Artes recentemente revisto, estes concursos contribuem para concretizar a estratégia de diversificação das linhas de financiamento e de reforço do dinamismo que a DGArtes tem vindo a imprimir nos últimos programas de apoio, contemplando a possibilidade de apoio a projectos que integrem uma actividade ou um conjunto de actividades até ao limite de execução de 18 meses”, pode ler-se na página da DGArtes, onde se encontram disponíveis os avisos de abertura.

O prazo de apresentação de candidaturas, quer na vertente de Criação e Edição para as artes visuais quer no domínio de programação, é 17 de Setembro, enquanto para as artes performativas é 20 do mesmo mês.

A DGArtes realça que é a primeira vez que são abertos dois concursos nos domínios da Criação e Edição, um para as artes visuais e outro para as artes performativas, “indo assim ao encontro tanto das expectativas dos profissionais das artes visuais como das especificidades das disciplinas de arquitectura, artes plásticas, design, fotografia e novos media”.

“É ainda de sublinhar a preocupação que estes programas de apoio revelam com dimensões fundamentais para uma cultura de sustentabilidade, investimento, inovação, transição digital, igualdade de género, promoção da diversidade étnica e cultural, preservação ambiental, inclusão social e coesão territorial, objectivos que serão agora ainda mais valorizados, com impacto directo na avaliação das candidaturas”, frisa ainda a nota da DGArtes.



Lusa/Público, 17 de agosto de 2021
Notícia no âmbito da parceira Centro Nacional de Cultura | Jornal Público
Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,965,351