"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Autores tomarenses estiveram em reclusão no Convento de Cristo, e isso deu um livro

A coletânea “Literatura no Convento”, com textos de oito autores tomarenses, vai ser lançada dia 31 de agosto, pelas 18 horas, no Moinho da Ordem do Complexo Cultural da Levada. Editado pelo Município, o livro foi paginado na Escola Profissional, como trabalho do curso de Artes Gráficas.


Em Junho de 2017, um grupo de tomarenses ligados às letras foi convidado a viver uma experiência única: um fim-de-semana inteiro de reclusão no Convento de Cristo, numa iniciativa do Município de Tomar, através da Biblioteca Municipal, e daquele monumento.

Quarenta e oito horas desligados do mundo, concentrados no espírito do lugar, acedendo a espaços geralmente inacessíveis ou a horas em que se encontravam vazios de gente. Irmanados da vontade comum de extrair dessa vivência tópicos a inserir na sua escrita, realizaram visitas temáticas ao monumento, abordando-o sobre diversas perspetivas; refletiram sobre o espaço e fizeram algumas leituras de autores escolhidos; e dialogaram, trocando ideias, partilhando experiências e leituras. Ao longo desses momentos foram também escrevendo, em exercícios que cruzaram géneros, e que se foram cruzando entre si.

 Desse retiro literário em comunhão com a História nasceram oito textos, quase todos contos, tão diversos quanto os seus autores, mas todos com a marca profunda dessa vivência – nenhum deles saiu do monumento igual à pessoa que lá entrara dois dias antes.

Agora, o resultado vai ser partilhado com os leitores através do livro “Literatura no Convento”, com textos de Álvaro Barbosa, Carlos Trincão, Catarina Lino, Maria de Fátima Barbosa, Maria João Baginha, Nuno Garcia Lopes, Sue Amado e Virgílio Saraiva.

A edição é do Município de Tomar, com o design e paginação feitos pelos alunos de Artes Gráficas da Escola Profissional de Tomar no âmbito dos seus trabalhos de curso, sob a coordenação do professor Luís Ferreira. Desses, foi escolhido o de Inês Barbosa, globalmente o mais completo de um conjunto de propostas muito interessante tendo em conta a tenra idade dos seus autores.

O lançamento vai ser feito no dia 31 de Agosto, terça-feira, pelas 18 horas, no Moinho da Ordem (Complexo Cultural da Levada, com entrada junto à rotunda). O espaço tem lotação limitada, de acordo com as regras em vigor da DGS.

Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,971,031