"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Judeus Portugueses - Uma História de Luz e Sombra"

A 5 de setembro, assinala-se o Dia Europeu da Cultura Judaica. A propósito, a Manuscrito edita a 2 de setembro o novo livro de Esther Mucznik que aborda a presença milenar do povo judaico em Portugal: os momentos, os episódios, as personagens inesquecíveis e o importante papel ao longo da História de Portugal.
 


Uma obra sobre a presença judaica em Portugal da reconhecida escritora e cronista Esther Mucznik. Uma viagem por dois milénios.

O que nos diz a história de quase dois mil anos de presença judaica no território que é hoje Portugal?

O judaísmo português é resultado de uma longa história: umas vezes trágica, outras vezes mais serena, mas sempre muito rica. Como financeiros e médicos, filósofos e exegetas, matemáticos e astrónomos, os judeus contribuíram para o desenvolvimento económico, cultural, científico e filosófico de Portugal. Mas esse contributo foi tanto maior quanto maior era a liberdade, a tolerância e a interação social e política entre os diferentes povos.

A vida dos judeus portugueses é, por isso, indissociável da história de Portugal. Neste livro, Esther Mucznik, escritora e cronista especializada em temas judaicos, cruza a história dos judeus e a história de Portugal em momentos, episódios e personalidades concretas que demonstram essa relação íntima - uma relação feita de convivência e de perseguição, de amor e de ódio, de desterro e de saudade, de reencontro e de reconciliação… de luz e de sombra.

Título:  Judeus Portugueses
A autora: Esther Mucznik
Subtítulo: Uma História de Luz e Sombra
Género: História
Nº de páginas:  248
Data de saída: 02 setembro 2021
Editora: Manuscrito | Marcador - Grupo Editorial Presença
P.V.P.:  16,90€

 

Sobre a autora:
Esther Mucznik nasceu em Lisboa, filha de pais judeus polacos. Viveu em Israel e em Paris, onde estudou, respectivamente, Língua e Cultura Hebraicas e Sociologia, na Sorbonne.

Estudiosa de questões judaicas, participou em várias conferências em Portugal e no estrangeiro, tendo também coordenado e ministrado cursos e seminários sobre história e cultura judaica.

Além de numerosos artigos em revistas e catálogos, publicou vários livros, entre os quais a biografia de Grácia Nasi (2010), Portugueses no Holocausto (2012), Auschwitz, Um Dia de Cada Vez (2015) e A Grande Epopeia dos Judeus no Século XX (2017).

Foi também co-coordenadora do Dicionário do Judaísmo Português (2009). É co-fundadora da Associação Portuguesa de Estudos Judaicos e fundadora da Associação Memória e Ensino do Holocausto - MEMOSHOÁ, da qual é presidente. Fundou também o Museu Judaico de Lisboa (em preparação) e é co-coordenadora da sua instalação. Foi colunista do Público, jornal com o qual continua a manter uma colaboração regular.

«Contrariamente aos seus irmãos de fé na Europa cristã, sucessivamente expulsos dos mais diversos países e novamente readmitidos ao sabor da necessidade dos seus préstimos, os judeus na Península Ibérica aqui permaneceram quase sem interrupção durante mais de 1500 anos.»

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,819,452