"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Grupo Porto Editora com mais de 70 novidades até ao final do ano

Foram divulgados os principais livros do Grupo Porto Editora a chegar às livrarias entre setembro e novembro.


São mais de 70 títulos distribuídos pelas chancelas Porto Editora, Assírio & Alvim, Livros do Brasil, Sextante Editora, Ideias de Ler e Albatroz.

Na Porto Editora, destaque para dois livros que marcam o regresso de dois conceituados autores de língua portuguesa. A 9 de setembro, chega às livrarias Último Olhar, o muito aguardado novo romance de Miguel Sousa Tavares, após oito anos de interregno. Esta obra, o seu primeiro livro inédito na Porto Editora, atravessa o século XX, da Guerra Civil Espanhola ao Holocausto, culminando nos dias da pandemia causada pelo devastador SARS-CoV-2. No dia 23 de setembro, chega às livrarias As doenças do Brasil, de Valter Hugo Mãe. Depois de vencer o Grande Prémio Romance e Novela da APE com Contra Mim, o autor apresenta o seu novo (e nono) romance, uma ficção literária de grande fôlego, no seu vigésimo quinto aniversário de vida literária. Na mesma data, celebrando 40 anos dedicados à escrita, Mário de Carvalho apresenta De maneira que é claro…, um conjunto de relances breves, de reminiscências e de memórias deste premiado autor.

THRILLERS EM ESTREIA MUNDIAL E O PRIMEIRO ROMANCE DE QUENTIN TARANTINO
O que acontece quando se junta uma aclamada autora de thrillers e uma das personalidades incontornáveis da política norte-americana das últimas duas décadas? A resposta será dada no dia 12 de outubro, data do lançamento mundial, com a publicação de Estado de Terror , de Hillary Clinton e Louise Penny. Dos EUA para a Suécia, chega outro thriller envolto em expetativa. Obscuritas, de David Lagercrantz, estará disponível nas livrarias nacionais a 1 de novembro, dia do lançamento mundial da obra. Este é o primeiro título de uma nova saga policial pela mão do escritor e jornalista que deu continuidade à série Millennium criada por Stieg Larsson.

Em novembro, o cineasta de culto Quentin Tarantino estreia-se em Portugal com o seu primeiro romance, Era uma vez em Hollywood,
reinvenção magistral do filme que recebeu 10 nomeações para os Óscares.



A GRANDE LITERATURA MUNDIAL COM A LIVROS DO BRASIL E A SEXTANTE EDITORA
Segundo título da nova coleção Contemporânea, da Livros do Brasil, Herança é um livro controverso, caminhando
entre realidade e ficção. Um dos maiores êxitos da literatura norueguesa dos últimos anos, este texto confessional de Vigdis Hjorth é revelado a 23 de setembro. A 7 de outubro é publicado Flush. Num dos seus livros mais originais, Virginia Woolf traça a biografia deste cocker spaniel, fiel companheiro canino da poetisa Elizabeth Barrett. A edição da Livros do Brasil conta com as ilustrações de Iratxe López de Munáin, neste que é também um extraordinário objeto artístico.

Ainda pela Livros do Brasil, chega às livrarias um volume único até agora inédito em Portugal. Ensaios, Discursos e Cartas Públicas reúne alguns dos mais significativos textos de não ficção publicados por William Faulkner ao longo de toda a sua carreira literária, incluindo o discurso proferido por ocasião da aceitação do Prémio Nobel da Literatura de 1949.

Pela Sextante Editora, na mesma data, é publicado Belladona, de Daša Drndic. Vencedor do Prémio Warwick e finalista do Prémio Literário do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento, este livro encerra uma poderosa parábola sobre o envelhecimento e a enfermidade numa Europa de onde a sombra das atrocidades cometidas no século passado ainda não se desvaneceu.





LIVROS DE NÃO FICÇÃO PARA TODOS OS INTERESSES
Foi com o icónico Príncipe de Bel-Air que Will Smith se tornou numa estrela global. A 9 de novembro, a par com o lançamento mundial, a Albatroz publica Will, a história da sua vida e dos seus desafios pessoais. Mark Manson, autor bestseller de A arte subtil de dizer que se f*da, é coautor desta biografia inspiradora.

Na Ideias de Ler, destaque para a publicação de O sono do meu bebé, da cardiopneumologista Andreia Neves. A partir de dia 7 de outubro, passa a estar disponível este guia prático que ajuda a compreender o sono das crianças dos 0 aos 5 anos e oferece estratégias para promover um sono autónomo e saudável.

CENTENÁRIO DE CARLOS DE OLIVEIRA E POESIA
Dando início às celebrações do centenário do nascimento de Carlos Oliveira, a Assírio & Alvim publica Alcateia, o seu segundo romance. Obra de força notável, prescrita do cânone do autor por sua vontade, o texto que se publica é o fixado em 1945, o da segunda edição (que sucedeu à apreensão da primeira tiragem pela PIDE).

Em setembro, dois novos livros de poesia a não perder, Ângulo Morto, de Luís Quintais, e Avalanche, de Marta Chaves. Em outubro, também na Assírio & Alvim, será publicado Mundo, um novo livro de Ana Luísa Amaral. Tecendo o fio que liga o texto à vida, a autora recentemente distinguida com o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana convoca-nos para uma paisagem de sons ao compasso de cheiros e cores.

No mesmo dia, 7 de outubro, chega às livrarias Poemas, de António Franco Alexandre. Revisitando a reunião levada a cabo em 1996, incluem-se nesta nova edição revista os poemas publicados por António Franco Alexandre posteriores a essa data (Quatro Caprichos, Uma Fábula, «Aniversário», Duende e Aracne) e um conjunto de inéditos com o título «Carrocel».

A 14 de outubro, pela Porto Editora, é publicado Cântico Negro, de José Régio, novo título na coleção de poesia elogio da sombra. Com seleção do professor universitário Luís Adriano Carlos (que assina também os estudos introdutórios deste livro) e de Valter Hugo Mãe, este volume recupera a obra essencial do poeta de Deus e do Diabo.

O mês não termina sem a reedição (pela Assírio & Alvim) de Dobra, livro de culto de Adília Lopes,
agora numa versão muito ampliada e profundamente revista pela autora.



AS APOSTAS PARA OS LEITORES MAIS NOVOS
Para os mais novos, setembro traz uma nova coleção de Sara de Almeida Leite (autora da coleção O Mundo da Inês), que apresenta a aventura inesquecível que vai mudar a vida de cinco crianças e um cão: são os Mega B.A.Y.T.E.S., a quem serão atribuídos superpoderes para resolver problemas sérios e urgentes. Esta é uma coleção para levar as crianças a refletir sobre valores importantes relacionados com o meio ambiente e a cidadania.

Este mês traz ainda uma grande novidade no catálogo da Porto Editora que publicará os livros O Príncipe Nabo e O mundo em que Vivi, de Ilse Losa,
detentora de uma vasta e diversificada obra que surpreende leitores de todas as idades.



>> Mais informações
Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,946,096