"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Festival que convida a brincar com as palavras acontece em Braga

"Pensado para toda a família, o 'Têpluquê' propõe uma viagem pela imaginação guiada pela palavra, tendo como objetivo despertar o imaginário literário".

Foto: JFilipemo/Wikipedia


O Mosteiro de Tibães, em Braga, vai acolher, no sábado e domingo, a 3.ª edição do festival da palavra "Têpluquê", com escritores como Ondjaki, Manuel Jorge Marmelo e Pedro Seromenho.

O evento contará ainda com Valério Romão, Sandro William Junqueira, Ana Margarida de Carvalho, Manuela Costa Ribeiro, Adélia Carvalho e Raquel Patriarca.

Nesta edição, destaque também para as palavras musicais das cantautoras Capicua e Mafalda Veiga, as palavras contadas e cantadas por Saphir Cristal, Kiara Terra, Estefânia Surreira e Inácia Cruz, assim como as palavras transformadas em brinquedos e desejos para realizar pelo artesão Simão Bolivar.

Também vai decorrer uma residência artística numa casa partilhada por dois escritores e uma ilustradora, concretamente Adélia Carvalho, Ondjaki e Evelina Oliveira, que transformarão a Casa do Volfrâmio numa exposição de texto e ilustração sob o mote "Todos os caminhos vão dar a casa?".

De regresso estão os consultórios literários que, ao longo dos dois dias de festival, "prometem estar a postos para atender quem estiver com insuficiência de palavras certas".

"Cartas, retratos, declarações, reclamações, poções, receitas e até explicações esfarrapadas, mas sempre literárias, são as receitas que os nossos especialistas na arte de bem escrever prometem passar a quem os quiser consultar", refere o comunicado.

Com nome "emprestado" pelo livro para a infância de Manuel António Pina "Têpluquê", o festival é organizado pela Câmara de Braga, com produção da Livraria Papa-Livros.

"Pensado para toda a família, o "Têpluquê" propõe uma viagem pela imaginação guiada pela palavra, tendo como objetivo despertar o imaginário literário, através da ligação do universo da literatura infantojuvenil a outras disciplinas lúdicas e/ou artísticas", refere um comunicado da autarquia.

Dedicado a Manuel António Pina, como destaca a Papa-Livros, o festival foi "pensado para o público infantojuvenil de hoje e de ontem", e "propõe-se explorar a palavra, usando-a como ponto de partida e de chegada", em particular a palavra brincar, marcando "encontro com todos quantos são, e de todos quantos já foram, crianças".

Em "Têpluquê", "a palavra irá valer tanto como mil imagens", garante a Papa-Léguas.



Lusa, Renascença | 8 de setembro de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença
Agenda
Exposições

Pickpocket

Balcony Gallery 12 Dez a 7 Fev 2026

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Cartas de Amor"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para a sessão de dia 13 de dezembro (sábado), às 21h00, na Super Bock Arena, no Porto.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "O Professor de Inglês"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia em Lisboa e Gaia do filme "O Professor de Inglês" (The Penguin Lessons). Uma história que é uma inspiração de empatia, amizade e resiliência. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

"GARFIELD - Um Musical com Gatitude"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para o espetáculo musical baseado na banda desenhada original de Jim Davis na Super Bock Arena, no Porto, para a sessão de 13 de dezembro (sábado), às 15h30.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
117,000,770