"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Manifesto para uma Escola (quase) perfeita

Um guia prático, da autoria de Mafalda Almeida Ribeiro, Filipa Falcão, Sérgio Félix e Sandra Machado, quatro especialistas na área educativa e, que visa orientar professores e pais na promoção do sucesso dos seus alunos e educandos.


Com o objetivo de incitar a mudança e impulsionar a ação para um ambiente escolar aperfeiçoado, os autores deste guia foram em busca dos fatores que tornam algumas escolas especiais. Surge então o Manifesto Para Uma Escola (Quase) Perfeita que procura dar resposta à seguinte pergunta: o que têm em comum as escolas mais bem-sucedidas, com projetos educativos ricos e inovadores?

Direcionado a todos os que se preocupam com a melhoria da Escola (pais, professores e diretores escolares), este livro aborda não só os pontos fortes da educação em Portugal, mas também os principais problemas dentro e fora das salas de aula. De forma a procurar e debater soluções para os mesmos, conta ainda com diversos exemplos, dicas, casos práticos e testemunhos de profissionais da área de educação.

Ao longo das mais e 350 páginas do trabalho desenvolvido pelos quatro autores, são identificadas algumas das características consideradas importantes para uma escola (quase) perfeita – liderança, motivação, criatividade, inclusão, comunicação, entre outras -, enquanto, através de casos práticos e testemunhos, ao leitor são dadas a conhecer diferentes visões sobre a Educação, sendo disso um bom exemplo as que se referem a responsáveis de escolas que motivam os alunos a aprender. Muito atuais são, também, as abordagens ao modo como os alunos são avaliados, as tecnologias e ferramentas digitais de aprendizagem, e realidades como o voluntariado, a motivação, a inclusão e a cidadania.

Sobre os autores
Mafalda Almeida Ribeiro
é Mestre em Ciências da Educação e formadora certificada de professores e jovens de todas as idades. Sérgio Félix é licenciado em Ciências da Educação, contando com especializações em Recursos Humanos e Administração Educacional. É também formador certificado de professores. Filipa Falcão especializou-se em Psicologia Educacional e trabalhou, tanto no estrangeiro como em Portugal, em escolas privadas, casas de acolhimento, projetos com jovens refugiados e de promoção do sucesso educativo. Sandra Machado é Mestre em Educação Pré-Escolar e ainda voluntária e ativista pelos direitos humanos, colaborando também em programas de apoio a migrantes.

Publicado pela Oficina do Livro, Manifesto Para Uma Escola (Quase) Perfeita chega às livrarias a 14 de setembro de 2021, estando já em pré-venda em livraria Leyaonline.

Ficha do livro
Título: Manifesto Para Uma Escola (Quase) Perfeita
Autores: Mafalda Almeida Ribeiro, Filipa Falcão, Sérgio Félix e Sandra Machado
Editora: Oficina do Livro
352 páginas
Preço: 14,90 €
Publicação: 14 de setembro de 2021

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,186,513