"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Em 2021, voltam-se a ouvir os chocalhos pelas ruas de Alpedrinha

Reserve o fim-de-semana dos dias 18 e 19 de setembro nas Casas de Alpedrinha e acompanhe de perto o tradicional Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância.

Pastores e seus rebanhos no caminho entre Fundão e Alpedrina [Foto: António Salvado]

 

Celebração única no país, é somente em Alpedrinha que o visitante pode ser pastor por um dia e levar o rebanho de cabras e ovelhas desde o Fundão até a Vila pelas milenares calçadas romanas, ao som dos chocalhos e bombos.

Valorizar a tradição dos caminhos da transumância, um percurso sazonal de movimentação dos rebanhos para os lugares com as melhores pastagens, assim como a música pastoril, os produtos e artes tradicionais, a ruralidade, as iguarias e tudo o que envolve o cotidiano dos pastores e seus animais. Este é o objetivo do Festival dos Chocalhos que acontece no terceiro fim-de-semana de setembro, em Alpedrinha, desde 2002.

Após ter sido cancelado em 2020 devido à pandemia de Covid-19, o festival retorna de forma presencial, mas com novas regras por razões de segurança.

As cores, a música e a alegria que chamam a atenção de visitantes de todo o país e também do exterior continuam, com atrações variadas que envolvem exposições de raças autóctones de ovinos e caprinos e das raças caninas que acompanham o pastor no seu trabalho diário, divididas em raças de condução como o cão de Serra Aires, e de proteção do rebanho como o cão Serra da Estrela, entre outras nacionais e estrangeiras.


Animais são os destaques do festival [Foto: António Salvado]

A gastronomia recebe especial atenção com o passeio pela Rota do Queijo e degustações da cozinha da pastorícia que acontece ao longo do dia 18, no Palácio do Picadeiro. É neste símbolo da arquitetura e da história de Alpedrinha que, pelas 22 horas, será possível acompanhar um concerto de canto à capela com músicas de raiz tradicional apresentado pelo grupo Sopa de Pedra. O concerto é gratuito, mas sujeito a reserva através do e-mail bilheteira.cultura.cmfundao@gmail.com ou do contacto telefónico 275 773 032.

Nesta edição, as tradicionais tascas, que aproximam as gentes de Alpedrinha dos turistas, ficarão de fora do evento, mas com a promessa de abrirem as portas no próximo ano. O grande momento do festival será, sem dúvida, a entrada dos rebanhos, cães e pastores na Vila de Alpedrinha, que acontece no domingo, dia 19, pela manhã. O percurso de 9km sai do Praça do Município do Fundão, por volta das 8 horas, é feito de forma linear, através da montanha, passando por Alcongosta e com chegada em Alpedrinha cerca de três horas depois.

Para acompanhar os pastores e seus rebanhos nesse percurso pedestre é necessário fazer uma inscrição, gratuita, através do e-mail fundao@fundaoturismo.pt, pois os lugares são limitados a 300 pessoas. Os organizadores recomendam aos participantes que utilizem calçado adequado, levem consigo um cantil com água e chapéu. Uma atividade imperdível, na qual a chegada dos rebanhos e seus pastores pode ser acompanhada a poucos minutos de distância das Casas de Alpedrinha.

Para os hóspedes das casas de campo, e população da Vila, que tiverem interesse em participar desta experiência, o a organização do evento planeja disponibilizar o transporte de Alpedrinha até o Fundão para que o percurso com os rebanhos seja feito desde o início.




 

» mais informações


Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,200,331