"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Teatro Académico de Gil Vicente assinala 60 anos com casa aberta

Estreia nacional de Versão Beta, uma peça do projeto Visões Úteis, marca temporada de setembro a dezembro da sala de espetáculos de Coimbra.

Foto de Paulo Ricca

O Teatro Académico de Gil Vicente reabre as portas para a temporada de setembro a dezembro para assinalar o seu sexagésimo aniversário. Inaugurado em 1961, o equipamento que está sob alçada da Universidade de Coimbra lança uma programação que atinge o seu ponto de celebração logo no dia 25 deste mês: é o dia em que o público pode ir além das cadeiras do auditório e entrar em espaços que normalmente são de acesso reservado a pessoal da casa, com a organização de visitas guiadas aos bastidores e a distribuição de material gráfico que marca a história deste teatro de Coimbra.

“Este ciclo foi pensado em relação com a história de 60 anos” do espaço, introduziu o diretor artístico do TAGV, Fernando Matos Oliveira, na conferência de imprensa de apresentação da programação.

A temporada fica ainda marcada pela estreia nacional de Versão Beta, a 27 de outubro, uma criação do projeto Visões Úteis com texto, direção e interpretação de Carlos Costa. O trabalho parte de uma “cassete vídeo de 1984, da leitura de uma obra iniciada em 1995 e de um espetáculo com estreia marcada para 2038 e em preparação desde 2008”, lê-se na programação do TAGV.

Os espetáculos começam já nesta sexta-feira, com o concerto No Feminino, a cargo do Sond’Ar-te Electric Ensemble. Uma semana depois, no dia 24, há novo concerto, desta vez da Orquestra Todos, que junta músicos de várias latitudes.

Outubro começa com Catarina e a Beleza de Matar Fascistas, de Tiago Rodrigues, no dia 2. No dia 9 de outubro, Bate Fado chega finalmente a TAGV. Para criar este espetáculo, a dupla de coreógrafos e bailarinos, Jonas & Lander, esteve em residência artística em Coimbra. A apresentação, que estreou no Festival Dias da Dança, no dia 20 de abril, no Teatro Rivoli, chegou a ter data marcada no TAGV, mas teve que ser adiada, por causa da pandemia.

Na conferência de imprensa, Fernando Matos Oliveira destacou ainda dois colóquios internacionais: um sobre os modos de produção nas artes performativas, que começa no dia 30 de outubro, outro no final de novembro, entre os dias 25 e 27, sobre teatro sobre ciência, que tem na organização a companhia Marionet, que tem trabalhado nessa área.

Nos dias 21 e 22 de outubro, o TAGV serve ainda de palco a Nise, La Tragedia de Inés de Castro, uma peça de teatro com dramaturgia e direcção de Ana Zamora.

Imediatamente antes de, nos dias 3 e 4 de dezembro, fechar a temporada com dois concertos do Festival Coimbra em Blues, a sala de espetáculos recebe ainda Monólogo de Uma Mulher Chamada Maria com a Sua Patroa, de Sara Barros Leitão, nos dias 1 e 2.

Esta é uma programação há muito preparada, referiu o vice-reitor da Universidade de Coimbra para a cultura e ciência aberta, Delfim Leão, embora não tenha sido possível “dar a intensidade pretendida” nos últimos meses por causa da pandemia.

Também presente na conferência de imprensa, o responsável destacou que a capacidade de aliar a produção artística à investigação que é feita nas artes é um aspecto diferenciador do TAGV.


por Camilo Soldado in Público | 15 de setembro de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,902,866