"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"São José": a história e o papel do Padroeiro Universal da Igreja Católica

Ana Paula Lemos traça o perfil de um pai justo e silencioso.


Quando se cumprem 150 anos da declaração de São José como Padroeiro universal da Igreja Católica, o Papa Francisco colocou-o no centro das comemorações do presente ano jubilar. Sobejamente conhecido como pai de Jesus, o seu papel na história continua a ser por muitos desconhecido. Neste livro, que chega às livrarias de todo o país no dia 16 de setembro, a especialista em jornalismo e religiões Ana Paula Lemos dá a conhecer São José: um pai justo e silencioso.

Com a premissa de oferecer aos leitores um documento completo e rigoroso sobre tudo o que envolve São José, a autora definiu 5 grandes questões às quais responde ao longo dos capítulos desta obra: Quem é São José? Que papel teve? O que se disse e escreveu sobre ele? Que orações e devoções lhe são dedicadas? Como está representado na arte?

A partir da Bíblia, nomeadamente dos evangelhos, de documentos pontifícios, da arte e iconografia, de trabalhos académicos ou até do conhecimento popular, Ana Paula Lemos traça o perfil do Santo a quem a história dedicou um lugar discreto – é citado apenas 14 vezes na Sagrada Escritura – mas a quem o Papa Francisco atribui um papel preponderante: “São José lembra-nos que todos aqueles que estão, aparentemente, escondidos ou em segundo plano têm um protagonismo sem paralelo na história da salvação.”

SOBRE A OBRA

São José
«Todos podem encontrar em São José – o homem que passa despercebido, o homem da presença quotidiana discreta e escondida – um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade. São José lembra-nos que todos aqueles que estão, aparentemente, escondidos ou em segundo plano, têm um protagonismo sem paralelo na história da salvação.»
Papa Francisco
Sempre que a História protagoniza desafios radicais, a Igreja chama São José - intercessor, amparo e guia nos momentos de aflição - ao decisivo desígnio de mostrar «que todos aqueles que estão, aparentemente, escondidos ou em segundo plano têm um protagonismo sem paralelo na história da salvação».
Quem é São José? Que papel teve na história da salvação? O que disseram os papas e os grande santos e santas sobre São José? Que orações e devoções são rezadas? Como plasmou a arte a humanidade de Jose?
Conheça melhor quem foi São José, protetor da família e Padroeiro Universal da Igreja Católica.

Título: São José
Autora: Ana Paula Lemos
Páginas: 216
PVP: 14,40€

Ver primeiras páginas

SOBRE A AUTORA

Ana Paula Lemos
Dedicou vinte anos da sua vida ao jornalismo, como repórter, trabalhando temas relacionados com Ciência, Educação, Sociedade, Cultura e Viagens. Fez rádio e televisão. Especializou-se em comunicação digital e cultural.
Fundou a Associação Europeia para a Criatividade onde desenvolveu projetos culturais temáticos dedicados à História e Cultura da Europa, nomeadamente, às matrizes culturais europeias.
Recebeu o Prémio de Jornalismo da Ordem dos Farmacêuticos e escreveu dois livros de fotojornalismo.
Estudou Jornalismo, Ciência Política, Direito e Estudos Europeus, tendo feito uma pós-graduação em Jornalismo e Religiões.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,197,319