"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Um Fio de Baba Escarlate" vence o Méliès de Prata em Estrasburgo

"Um Fio de Baba Escarlate", de Carlos Conceição foi premiado com o Méliès de Prata na 14ª edição do Festival Europeu de Cinema Fantástico de Estrasburgo, que decorreu de 10 a 19 de setembro. 


O filme escrito, realizado e produzido por Carlos Conceição segue a vida pacata de um serial killer em Lisboa, que é abalada quando um incidente insólito o transforma subitamente numa estrela das redes sociais. "Um Fio de Baba Escarlate" é produzido pela MIRABILIS e distribuído pela Agência - Portuguese Short Film Agency, contanto ainda com Fotografia de Vasco Viana e a participação dos atores Matthieu Charneau, Joana Ribeiro, João Arrais, Leonor Silveira e Teresa Madruga.

O Festival Europeu de Cinema Fantástico de Estrasburgo é uma importante plataforma para o cinema fantástico e um dos eventos do género de maior destaque da Europa. Como membro afiliado da MIFF - Méliès International Festivals Federation, Estrasburgo é o único festival na França a organizar o concurso Méliès de Prata para filmes europeus. Os vencedores deste prémio competem automaticamente para o cobiçado Méliès de Ouro.

"Um Fio de Baba Escarlate" junta-se, assim, a "O Nosso Reino", de Luís Costa que concorre ao Méliès de Ouro, após vencer o Méliès d'argent - Melhor Curta Europeia 2021 na mais recente edição do MOTELX.

Biografia
Carlos Conceição, natural de Angola, é Licenciado em cinema pela ESTC de Lisboa, e em Literatura Inglesa do Romantismo. A sua primeira curta-metragem, “Carne” (2010), foi premiada com o prémio Novo Talento no Indie Lisboa em 2010, enquanto “Versailles” (2013) competiu no prestigiado Festival de Locarno. Ambos os filmes “Boa Noite Cinderela” (2014) e “Coelho Mau” (2017) estrearam em competição no Festival de Cannes com óptimas reacções de público e crítica. "Coelho Mau" veio ainda a ganhar diversos prémios internacionais e o prémio Sophia de melhor curta-metragem portuguesa. Também foi alvo de retrospectivas integrais na Cinemateca Francesa em Paris e no Festival de Cinema de Amiens, bem como no Curtas Vila do Conde. A longa metragem "Serpentário" estreou no Festival de Berlim em 2019 e granjeou prémios ao longo do ano que se seguiu. "Um Fio de Baba Escarlate" é o primeiro de 3 filmes de uma hora que satirizam um submundo ficcional na Lisboa de hoje.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o documentário "À SOLTA NA INTERNET"

Em parceria com a Zero em Comportamento, oferecemos 10 convites duplos para assistir ao chocante documentário de Barbora Chalupová & Vít Klusák, que lança uma luz sobre a questão da exploração online de crianças. Habilite-se e... boa sorte! 

Passatempo

Ganha convites para a antestreia do filme "UMA PAIXÃO SIMPLES"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do romance "Uma Paixão Simples" (Passion Simple) de Danielle Arbid baseado na obra de Annie Ernaux. As antestreias terão lugar no próximo dia 27 de outubro (quarta-feira), em Lisboa e Gaia. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!  

Visitas
61,985,762
>