"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Nos Atlas da Guerra e Paz, agora o Atlas Histórico dos Estados Unidos da América

Das colónias à expansão territorial, da fundação da república ao «Sonho Americano», do 11 de Setembro até ao ataque ao Capitólio. Conheça a história da maior potência mundial no Atlas Histórico dos Estados Unidos da América.


Um livro brilhante que resulta do rigoroso trabalho do historiador francês Lauric Henneton, em colaboração com o cartógrafo e designer gráfico Pierre Gay, que reúne mais de cem mapas e documentos que nos contam a História dos Estados Unidos da América. O Atlas Histórico dos Estados Unidos da América chega às livrarias com a chancela da Guerra e Paz Editores.

«A história da América do Norte é, antes de mais, uma história de imigração, dos Siberianos da Beríngia aos Asiáticos e Hispânicos da actualidade, passando por Ingleses, Alemães, Irlandeses e Italianos.» É desta forma que o historiador francês Lauric Henneton, com especialização na história dos Estados Unidos da América, introduz o Atlas Histórico dos Estados Unidos da América, um trabalho rigoroso e didáctico que nos conta a história desta superpotência.

Partindo das migrações asiáticas, do período glaciar, a obra, que conta com várias dezenas de mapas legendados com a assinatura do cartógrafo e designer gráfico Pierre Gay, convida-nos a acompanhar a evolução do território norte-americano até à actualidade. Vemos, entre os séculos XVI e XVIII, o nascimento de uma nação impulsionado pelas sucessivas vagas de imigração e pela expansão territorial que estas geraram. No século seguinte, uma nova vaga de imigração, aliada a um processo vertiginoso de urbanização e industrialização sem precedentes, começa a desenhar «o sonho americano» e a forma como a jovem América se tornará numa potência.

Chegando ao século XX, Henneton fala-nos das duas Grandes Guerras, das grandes crises, mas também da forma como dariam lugar a uma imensa prosperidade e a um papel geopolítico cada vez mais importante: o da América como «polícia do mundo». E, por fim, o século XXI, que, profundamente marcado pelo 11 de Setembro de 2001, tem sido caracterizado por fracassos institucionais e desigualdades crescentes. Afirma o autor que, no período da Guerra Fria (1947-1991), «os Estados Unidos faziam sonhar e ia?se para lá para ver o futuro. Actualmente, os Estados Unidos continuam a ocupar um lugar à parte na cena mundial, mas já não pelos melhores motivos. Morbilidade, mortalidade, desigualdades, infra?estruturas, escola: o excepcionalismo é uma faca de dois gumes.»

A diversidade que fez erguer a nação norte-americana dá hoje lugar a divisionismos que polarizaram a opinião pública. Perante o cenário atual, este Atlas deixa a pergunta: «O que resta do sonho americano?» O futuro é incerto, mas, em abono da verdade e do optimismo, «as instituições [provaram que] eram suficientemente sólidas para enfrentarem uma ofensiva populista sem precedentes» aquando do ataque ao Capitólio, por apoiantes de Donald Trump, no último mês de janeiro.

O Atlas Histórico dos Estados Unidos da América chega às livrarias de todo o país no próximo dia 28 de setembro. O livro poderá ainda ser encomendado através do site oficial da editora. Este é o quarto livro de uma coleção, saudada pelos leitores e pela crítica, que a Guerra e Paz iniciou com a publicação do Atlas Histórico de África, seguida pelo Atlas do Império Romano e pelo Atlas Histórico do Médio Oriente. Para 2022, a Guerra e Paz prevê a edição do Atlas do Holocausto e do Atlas da Guerra Fria.

Atlas Histórico dos Estados Unidos da América
Autor: Lauric Henneton
Cartografia: Pierre Gay
Não-Ficção / Atlas
176 páginas · 17x24,5 · 19,00 €
Nas livrarias a 28 de setembro
Guerra e Paz Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,137,720