"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Entender o momento que redefiniu a história do mundo

Novo livro de Rodrigo Alvarez narra os acontecimentos após a morte de Jesus e os bastidores da história dos primeiros cristãos.


Depois de narrar as biografias de Maria e de Jesus, figuras centrais do catolicismo, Rodrigo Alvarez orientou a sua pesquisa para o período que marca a transição do humano para o divino, entre a morte de Jesus e o nascimento de Cristo. O livro chega às livrarias de todo o país no dia 30 de setembro, com chancela da Ideias de Ler.

Mais do que entender ou explicar as questões de fé, Rodrigo Alvarez quis escrever uma história completa e rigorosa do surgimento do cristianismo. E muito antes de encontrar explicações, deparou-se com um conjunto de questões às quais dá resposta no livro: O que aconteceu depois da crucificação de Jesus? A ressurreição é credível? Como é que as palavras de um único homem impactaram metade da população mundial? De que forma os apóstolos se organizaram para espalhar a mensagem deixada pelo mestre? Quão deturpada é a história que hoje se conhece?

Com recurso a textos bíblicos, descobertas arqueológicas e evangelhos apócrifos, nos quais o autor encontrou textos marcadamente espirituais e profundos diálogos entre Jesus, Madalena e os apóstolos, Cristo procura recuperar a história original – e não a interpretação de Paulo de Tarso – e aborda temas sensíveis como o papel das mulheres na igreja e na sociedade ou a homossexualidade.

Embora tenha ocorrido há mais de dois mil anos, este período que redefiniu a história da humanidade continua a despertar a atenção de crentes e ateus, de investigadores e curiosos, e a provocar conflitos e reconciliações. 

SOBRE O LIVRO
Cristo
Os extraordinários acontecimentos que se seguiram à crucificação de Jesus e mudaram o mundo.

Após a Crucificação, o milagre da Ressurreição renova as esperanças dos discípulos de Jesus, mas também traz consigo muitas dúvidas: quem passará a liderar os seguidores do Mestre? Como levar os Seus ensinamentos a outros povos? Como enfrentar as perseguições a que estão sujeitos?

Em Cristo, o leitor vai testemunhar os acontecimentos que se seguiram à morte de Jesus, acompanhando o seu irmão Tiago – ignorado pela História ao longo de séculos –, Paulo, Pedro e outros apóstolos, na sua missão de levarem ao mundo a mensagem de amor e de paz trazida pelo Messias.

Neste livro revelador, o escritor e jornalista Rodrigo Alvarez alia uma grande sensibilidade a um profundo conhecimento histórico para nos oferecer uma visão completa do nascimento do cristianismo. Recorrendo aos originais bíblicos, a descobertas arqueológicas e a textos apócrifos, o autor pinta um quadro vivo do florescer da fé, narrando as perseguições e os desafios enfrentados pelos primeiros cristãos.

Uma obra que não deixará indiferentes nem estudiosos nem interessados por Religião e por História – sejam crentes ou ateus – e indispensável para os leitores de Jesus: A biografia do homem que ensinou a Humanidade amar e que dividiu a História em antes e depois. 

Título: Cristo
Autor: Rodrigo Alvarez
Páginas: 304
PVP: 16,60€
Ver primeiras páginas

SOBRE O AUTOR

Rodrigo Alvarez
Com o livro que conta a história do nascimento do cristianismo a partir da Ressurreição, o escritor Rodrigo Alvarez chega à sua décima obra. Costuma dizer que a literatura entrou na sua vida ainda na adolescência. Mas foi através do jornalismo, como correspondente internacional da Rede Globo, que Alvarez percorreu meio mundo e viveu em diversos países, Como França, Alemanha e Israel, com uma longa passagem por Jerusalém - uma experiência que o transformou para sempre e consolidou a sua carreira de escritor. Atualmente, Rodrigo Alvarez reside nos Estados Unidos.
O seu profundo interesse pela religião, pela ciência e pelas origens da Humanidade inspirou-o a escrever o romance O Primeiro Imortal, publicado no Brasil. É autor de diversas obras da temática religiosa, entre as quais Maria (2016) e Jesus (2019), publicadas em Portugal pela Porto Editora. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,929,224