"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Luciano Mello & Orchestra Falsa antecipam disco Vida Portátil com single "Vazio"

“Vazio” é o primeiro single do mais recente álbum de Luciano Mello, Vida Portátil. A sua inspiração partiu de uma notícia despercebida que o compositor leu num jornal e que contava como um jovem brasileiro foi a Portugal, mais precisamente ao Porto, encontrar o amor da sua vida, amor este que conheceu na internet e que ao chegar, não viu nada, não viu ninguém, encontrou tudo vazio.


Ao procurar o amor nas redes sociais, o jovem constatou que tudo tinha sido apagado, não havia rastro de quem o tinha chamado. Luciano sabe que esta não é a primeira vez que uma história assim acontece e que talvez não seja a última, a internet e sua tecnologia permitem que alguém se personifique num desejo não existente e que simplesmente se esfume durante o voo de outro alguém. “Fiquei comovido lendo a história de uma pessoa que junta o pouco que tem para encontrar alguém que não existe, ou melhor, um robô sem alma que testou os limites da confiança e a sensibilidade vulnerável de um indivíduo que acreditou em algo que nunca existiu.” 

“Quando cheguei
Não vi você
Não vi ninguém
Tudo vazio
Tudo bem mais vazio que o frio vazio
Que congelava a imensidão”
 

Sem entregar o acontecido, Mello apresenta detalhes da história real que agora pode servir de fundo para qualquer desencanto. O artista acredita que quando se canta a dor, se expurga o mal e com isso se planta a esperança, a real matéria que faz o homem viver e suportar os dias difíceis. Com arranjo contemporâneo composto por piano acústico, um sintetizador analógico, uma caixa de ritmos em loop e voz, Mello forja sua Orchestra Falsa, a orquestra secreta em que ele mesmo toca ou simula todos os instrumentos. O lançamento de Vaziono dia 24 de setembro, conta ainda com um videoclipe do artista visual Patrick Tedesco que propôs imagens do artista em posição de desamparo, como alguém que chega a um lugar que não conhece, alguém que deseja sumir de todos os lugares, alguém em desintegração. 

O Artista Luciano Mello 
Luciano Mello é um compositor, cantor, pianista e arranjador brasileiro. Tem obras gravadas por Elza Soares, uma das mais importantes cantoras do Brasil na atualidade e também por Marina Lima, entre outros nomes da MPB. Luciano Mello, que atualmente vive em Braga, tem 4 álbuns disponíveis nas plataformas de streaming de música, além de singles, EPs e inúmeras bandas sonoras compostas para teatro, dança e algumas incursões pelo cinema. Conhecido pelas composições, tem também o seu nome marcado pelos espetáculos de lançamento de seus álbuns, verdadeiras performances multimídia em que vídeo, música eletrónica e acústica dialogam, proporcionando ao público uma experiência de imersão ímpar. Segundo aquela que no Brasil chamam de Deusa, Elza Soares, “Luciano Mello é um dos meus compositores prediletos”.

Com a vida absolutamente ligada à produção musical, já esteve à frente de produções com o lendário compositor contemporâneo erudito Leo Masliah, Arthur de Faria, Marina Lima, Vitor Ramil (parceiro musical de Luciano Mello e de Jorge Drexler), entre outros grandes artistas. Luciano Mello é o criador do conceito Orchestra Falsa, uma orquestra construída de samples de gravações antigas, que eleva a sonoridade única das suas produções. 

Vida Portátil, com Luciano Mello e Orchestra Falsa - Edição: 19/11/2021 
Qual é o espaço real da nova vida que vivemos, existe o novo normal, o que é normal e o que é real?

A pandemia trouxe uma série de questões ao mundo e Luciano Mello sentiu o peso da fragilidade da vida quando percebeu que a pandemia havia adentrado as portas da cidade que vive em Portugal, a cultural e tranquila Braga. O isolamento, a distância do Brasil inúmeras vezes aumentada pelo fecho dos voos intercontinentais, o silêncio das ruas e a necessidade cada vez maior de se estar presente nas redes sociais, junto a um telemóvel, de se necessitar de uma câmara, um microfone, uma rede de internet... O desespero de se estar junto e presente sem se estar em nenhum lugar e estando em todos ao mesmo tempo. A vida tinha ganho uma nova dimensão, a necessidade da portabilidade nunca fora tão grande. Assim nasceu o projeto Vida Portátil.

As notícias vindas por vídeos e fotografias transmitidos via satélite, as distâncias aplacadas por afetos intocáveis, o homem mais contemporâneo e avançado do que nunca, estava preso novamente na caverna, o amor voltara a ser platónico. Ao lado do artista visual Patrick Tedesco, e com auxílio da encenadora Tainah Dadda, Mello pôs-se a pensar a fundo sobre a qualidade das novas relações e sobre a dependência do homem contemporâneo da nanotecnologia. “Percebi que o telemóvel era o tapete mágico que os ciganos vendem no livro Cem Anos de Solidão de Gabriel Garcia Marques, passamos a voar através de transmissores de sinais, nada é real nesta realidade, tudo isso me moveu e me incomodou ao mesmo tempo”.

Nesta altura, ainda em 2020, Luciano Mello criou, junto de Patrick Tedesco, a performance Vida Portátil. Na impossibilidade de subirem aos palcos, armaram a cena na sala do apartamento e, isolados pela pandemia, montaram o espetáculo musical/ visual Vida Portátil - Experiência #1. A performance dos dois artistas, também orientados por Tainah Dadda, foi filmada ao vivo por Tedesco que, com a sua experiência em produção audiovisual, somada aos computadores eletrónicos de Luciano, resultou mum videoespetáculo contemplado pelo ACTUM - Convocatória de Projetos Artísticos da Câmara Municipal de Braga, que será relançado à propósito da edição do álbum, em Novembro próximo.

O álbum Vida Portátil, com lançamento marcado para dia 19 de novembro de 2021, recebeu o apoio do Programa de Apoio à Criação e Edição da DGArtes e reúne canções do repertório da performance e outras inéditas, autorais. Entre estas, a última faixa, um texto chamado “Antenas” avisa: “Estamos repletos de sinais, espectros não captáveis por nossos sensores físicos (...) estamos embebidos do que não sabemos sentir”Vida Portátil é isto, uma explosão de perceções súbitas, um novo mundo se desenhando, dependente da alta tecnologia. Existe amor nesta hora? Provavelmente sim, talvez seja este sentimento que conduza e solidifique a viagem por este impacto que nos causou a vida após a pandemia. 

A Orchestra Falsa 
“A Orchestra Falsa, de facto, não existe, nunca existiu, ou melhor, eu a inventei. Ela toca na minha cabeça, eu ouço, escrevo e daí nascem músicas para teatro, dança e até mesmo participações em bandas sonoras de cinema", explica Luciano Mello. O artista continua: "Desta vez, diferente das demais, foi a Orchestra Falsa quem começou a criar os arranjos do novo álbum, deixei fluir. Brincadeiras à parte, sempre gostei de criar timbres nos sintetizadores, ou, por exemplo, como faço em uma das músicas deste álbum, “Gus Van Sant” (o segundo single de Vida Portátil), em que o refrão pergunta insistentemente “O que você vai ser quando crescer?”, busquei as vozes de um coral de crianças gravado em 1967. Paro para imaginar que esses miúdos teriam, ou têm, hoje, um pouco mais de idade do que eu tenho e que a tecnologia permitiu que eles cantassem, quando crianças, em meu álbum de agora. Sim, num álbum que só fiz agora. Essa mistura de passado e futuro que a tecnologia permite haver, nos prova que o tempo não é linear. Uso recursos assim em todo o álbum e, desta maneira, expando a coisa para os tempos de antes de eu nascer e certamente para os tempos posteriores à minha vida. Esta é a essência deste projeto chamado Vida Portátil, brincar e questionar a sério as possibilidades que nos dá a tecnologia.”

 Instagram 
Spotify 
YouTube 
Bandcamp 
Tratore - perfil do artista 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,936,254