"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Utopias Europeias: o poder da imaginação e os imperativos do futuro

O livro é resultado do debate gerado pelo Ciclo de Conferências do mesmo nome que decorreu na Fundação de Serralves entre maio de 2018 e maio de 2019.


Coordenador: Álvaro Vasconcelos 

O livro é resultado do debate gerado pelo Ciclo de Conferências do mesmo nome que decorreu na Fundação de Serralves entre maio de 2018 e maio de 2019. Durante um ano, as nove conferências que compuseram este ciclo debruçaram-se sobre “Maio de 68, 50 anos Depois: A Utopia da Igualdade e da Participação”, “A Utopia da Informação: Jornalismo Cidadão e Redes Sociais”, “A Utopia Social – Rendimento Básico Incondicional: Estado e Mercado”, “A Utopia Democrática – A Cidadania Europeia: do Erasmus ao Futuro”, “A Utopia Ecológica – Patriotismo terrestre: Preservar a Vida na Terra”, “A Utopia Tecnológica – A Inovação ao Serviço da Humanidade”, “A Utopia da Hospitalidade – Unidade na Diversidade”, “A Utopia da Segurança Humana e da Paz” e “Uma Nova Utopia Europeia”.

O livro Utopias Europeias: o poder da imaginação e do futuro surge de uma necessidade de um horizonte utópico, de uma finalidade que valha a pena, para a União Europeia que integre as utopias realizáveis que atravessam a sua cidadania. Ao mesmo tempo procura contribuir para o debate necessário sobre os horizontes utópicos do futuro europeu, numa perspetiva de Europa aberta, sempre com a convicção de que a Europa, apesar de se querer como projeto utópico, não poder ser ilha de um Mundo injusto e brutal. A Utopia Europeia que, ou é da Humanidade Comum, ou não é realizável.

O livro surge como antítese dos futuros distópicos e das retrotopias propondo horizontes realizáveis que se pretende que participem e formem a nova utopia europeia. Estes átomos, que embora tomados de forma isolada nas conferências individuais, funcionam em rede na construção da Nova Utopia Europeia.

A apresentação do livro aconteceu em serralves, seguida de um debate aberto, que aconteceu com o objetivo de reverter a nostalgia de olhar apenas para o passado e, a partir das utopias e temas sublinhados no livro, pensar no presente e no futuro deste debate…

Um debate participativo: a conferência de Serralves contou com a participação de representantes de organizações da sociedade civil, cujo âmbito de atividade abrange as Utopias Europeias e ser um contributo para a Conferência sobre o Futuro da Europa.

A Conferência sobre o Futuro da Europa segundo a declaração conjunta do Parlamento Europeu, do Conselho e da Comissão Europeia, deverá abrir “um novo espaço de debate com os cidadãos para dar resposta aos desafios e prioridades da Europa.

O projeto da assembleia de cidadãos sobre o Futuro da Europa é organizado pelo Forum Demos em parceria com o Projeto Assembleias de Solidariedade da coligação Citizens Take Over Europe, da qual fazem parte as Alternativas Europeias, e conta com a colaboração do CEIS20 da Universidade de Coimbra, da  Universidade do Porto, da Universidade Lusófona do Porto e do Centro Nacional de Cultura.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,209,526