"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O livro que nos obriga a recordar

Sextante Editora publica Belladonna, de Daša Drndic. Um romance sobre a velhice, a solidão e as cicatrizes deixadas pelo terror do nazismo, para que não caiam no esquecimento.


Belladonna
é uma poderosa parábola sobre o envelhecimento e a enfermidade numa Europa onde as atrocidades cometidas no século passado ainda palpitam. Pois, como defende Andreas Ban, o protagonista desta história de Daša Drndic, é precisamente sobre coisas de que não se pode falar que devemos falar. Tal como acontece em Trieste – publicado em 2019 pela Sextante Editora –, a escrita desta autora croata nunca desvia o olhar da realidade, extraindo o belo do grotesco, o humor da crueldade, a luz da escuridão. Aclamada na literatura europeia e com várias obras premiadas, Daša Drndic é considerada uma «historiadora literária», cujas obras entrelaçam ficção e documentos históricos, obrigando-nos a uma reflexão sobre o passado e lançando um alerta para o futuro.

SOBRE O LIVRO
Belladonna
Andreas Ban, psicólogo que já não exerce e escritor que já não escreve, vive sozinho num apartamento austero numa pequena cidade da Croácia. Rodeado por livros, fotografias, resultados de exames médicos, cartas por responder e caixas por abrir, resgata memórias da família, de amigos perdidos, de antigos pacientes, e das suas histórias irremediavelmente entrançadas com a sombra da Segunda Guerra Mundial e do nazismo croata. Vendo-se definhar às mãos da velhice e da doença, apenas o cinismo e a ironia servem de armas a um intelectual marginalizado.

«Belladonna é um romance visionário sobre os demónios de ódio que assombram a Europa – e um aviso de que ainda nos ameaçam.»
Boyd Tonkin, The Arts Desk

«Talvez o mais ambicioso romance do século XXI até à data»
Merve Emre, The New York Review

Ver primeiras páginas 

Título: Belladonna
Autor: Daša Drndic
Tradução do inglês: António Pescada
Páginas: 432
PVP: 18,80€

SOBRE A AUTORA

Daša Drndic (1946-2018) nasceu em Zagreb, na atual Croácia, então parte da República Federal da Jugoslávia. Licenciou-se na Universidade de Belgrado, na Sérvia, foi tradutora e professora universitária no Canadá e na Universidade de Rijeka, na Croácia, onde se doutorou. O seu romance Belladonna venceu em 2018 o Prémio Warwick e foi finalista do Prémio Literário do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento. Em 2019, já postumamente, o jornal britânico The Guardian distinguiu-a como um dos dez nomes a marcar a nova literatura europeia. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o documentário "À SOLTA NA INTERNET"

Em parceria com a Zero em Comportamento, oferecemos 10 convites duplos para assistir ao chocante documentário de Barbora Chalupová & Vít Klusák, que lança uma luz sobre a questão da exploração online de crianças. Habilite-se e... boa sorte! 

Passatempo

Ganha convites para a antestreia do filme "UMA PAIXÃO SIMPLES"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do romance "Uma Paixão Simples" (Passion Simple) de Danielle Arbid baseado na obra de Annie Ernaux. As antestreias terão lugar no próximo dia 27 de outubro (quarta-feira), em Lisboa e Gaia. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!  

Visitas
61,986,454
>