"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O livro que nos obriga a recordar

Sextante Editora publica Belladonna, de Daša Drndic. Um romance sobre a velhice, a solidão e as cicatrizes deixadas pelo terror do nazismo, para que não caiam no esquecimento.


Belladonna
é uma poderosa parábola sobre o envelhecimento e a enfermidade numa Europa onde as atrocidades cometidas no século passado ainda palpitam. Pois, como defende Andreas Ban, o protagonista desta história de Daša Drndic, é precisamente sobre coisas de que não se pode falar que devemos falar. Tal como acontece em Trieste – publicado em 2019 pela Sextante Editora –, a escrita desta autora croata nunca desvia o olhar da realidade, extraindo o belo do grotesco, o humor da crueldade, a luz da escuridão. Aclamada na literatura europeia e com várias obras premiadas, Daša Drndic é considerada uma «historiadora literária», cujas obras entrelaçam ficção e documentos históricos, obrigando-nos a uma reflexão sobre o passado e lançando um alerta para o futuro.

SOBRE O LIVRO
Belladonna
Andreas Ban, psicólogo que já não exerce e escritor que já não escreve, vive sozinho num apartamento austero numa pequena cidade da Croácia. Rodeado por livros, fotografias, resultados de exames médicos, cartas por responder e caixas por abrir, resgata memórias da família, de amigos perdidos, de antigos pacientes, e das suas histórias irremediavelmente entrançadas com a sombra da Segunda Guerra Mundial e do nazismo croata. Vendo-se definhar às mãos da velhice e da doença, apenas o cinismo e a ironia servem de armas a um intelectual marginalizado.

«Belladonna é um romance visionário sobre os demónios de ódio que assombram a Europa – e um aviso de que ainda nos ameaçam.»
Boyd Tonkin, The Arts Desk

«Talvez o mais ambicioso romance do século XXI até à data»
Merve Emre, The New York Review

Ver primeiras páginas 

Título: Belladonna
Autor: Daša Drndic
Tradução do inglês: António Pescada
Páginas: 432
PVP: 18,80€

SOBRE A AUTORA

Daša Drndic (1946-2018) nasceu em Zagreb, na atual Croácia, então parte da República Federal da Jugoslávia. Licenciou-se na Universidade de Belgrado, na Sérvia, foi tradutora e professora universitária no Canadá e na Universidade de Rijeka, na Croácia, onde se doutorou. O seu romance Belladonna venceu em 2018 o Prémio Warwick e foi finalista do Prémio Literário do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento. Em 2019, já postumamente, o jornal britânico The Guardian distinguiu-a como um dos dez nomes a marcar a nova literatura europeia. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,900,898