"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Germano Silva celebra 90 anos a contar "As Histórias que Faltavam"

Memória viva do Porto. Incontornável cronista da sua História e histórias, Germano Silva tem ainda muito para revelar. Chega às livrarias Porto: As Histórias que Faltavam, o seu mais recente livro.


São mais de 50 crónicas reunidas neste volume, às quais se junta um texto inédito que dá a conhecer a cidade em 1931, ano de nascimento do autor. Nas palavras de Germano Silva, que pode ser visto frequentemente a calcorrear praças e ruas do Porto com multidões no seu encalço, aqui estão "algumas das mais sugestivas pequenas histórias da grande História do Porto". Um volume que condensa séculos da Invicta no conhecimento acumulado em 90 anos de vida, 65 dos quais dedicados ao jornalismo. 

SOBRE O LIVRO

Porto: As Histórias que Faltavam
No ano em que celebra o seu nonagésimo aniversário, Germano Silva regressa à publicação em livro das crónicas jornalísticas com que brinda os leitores do Jornal de Notícias há mais de 30 anos. Nas palavras do autor, estão aqui compiladas "algumas das mais sugestivas pequenas histórias da grande História do Porto". A elas somou um texto inédito que dá a conhecer o Porto de 1931, ano do seu nascimento, no qual Germano Silva revela que outros nascimentos houve, nesse mesmo ano, na cidade que o recebeu.

Quererá isto dizer que, aos 90 anos, o Germano deixará de sujar os sapatos a percorrer os recantos da cidade e as esquinas da memória para depois nos devolver esse Porto em letra redonda? Ah, desenganem-se… […] Como as crónicas que aqui se publicam demonstram, o ocaso pode, pois, esperar sentado. E nós, se não arrepiarmos caminho para acompanhar a passada do Germano pelo Porto – e em nome do Porto –, é que ficaremos para trás.
Miguel Carvalho in Prefácio 

Título:
Porto: As Histórias que Faltavam
Autor: Germano Silva
Páginas: 224
PVP: 15,50€

Ver primeiras páginas 

SOBRE O AUTOR
Germano Silva
Nasceu em Penafiel em 1931, mas mudou-se com a família para o Porto, com apenas um ano de idade. Aqui cresceu, estudou e trabalhou toda a sua vida.

Chegou ao Jornal de Notícias (JN) em 1956, como colaborador desportivo, e foi aí que se tornou jornalista, tendo sido, sucessivamente, estagiário, repórter-informador, repórter, redator e chefe de redação.

Aposentou-se em 1996, mas mantém-se ligado ao JN. Continua a organizar regularmente passeios guiados pelo Porto – é comum vê-lo a percorrer as ruas da cidade seguido de centenas de pessoas.

Foi galardoado com as medalhas de mérito, grau ouro, pelas Câmaras Municipais do Porto e de Penafiel. Em 2015 recebeu o título de doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto e em 2017 foi agraciado com a Ordem de Mérito, grau de Comendador, pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.

Em 2021 ofereceu ao Arquivo Histórico Municipal do Porto uma parte significativa do espólio que reuniu ao longo de décadas de trabalho, fazendo jus a um dos seus maiores prazeres: a partilha de conhecimento para que historiadores, estudiosos e curiosos se possam tornar também, como ele próprio, amantes da sua cidade. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o documentário "À SOLTA NA INTERNET"

Em parceria com a Zero em Comportamento, oferecemos 10 convites duplos para assistir ao chocante documentário de Barbora Chalupová & Vít Klusák, que lança uma luz sobre a questão da exploração online de crianças. Habilite-se e... boa sorte! 

Passatempo

Ganha convites para a antestreia do filme "UMA PAIXÃO SIMPLES"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do romance "Uma Paixão Simples" (Passion Simple) de Danielle Arbid baseado na obra de Annie Ernaux. As antestreias terão lugar no próximo dia 27 de outubro (quarta-feira), em Lisboa e Gaia. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!  

Visitas
61,984,928
>