"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Loulé vai ter "Outubro Rosa"

O Município de Loulé associa-se à causa da prevenção do cancro da mama e, durante este mês,  irá participar na iniciativa “Outubro Rosa”, promovida pela Liga Portuguesa contra o Cancro e pela Associação Oncológica do Algarve.


Assim, até ao final de outubro, o edifício dos Paços do Concelho estará iluminado à noite com luzes cor-de-rosa para sensibilizar a população para a importância da prevenção do cancro da mama, nomeadamente através do diagnóstico precoce, que passa pelo rastreio e divulgação da informação e formas de apoio à mulher e família.

O movimento “Outubro Rosa” nasceu na década de 90 com o objetivo de mobilizar a sociedade para esta doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Desde então, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.

Em Portugal, em 2020, cerca de 7000 mulheres foram diagnosticadas com cancro da mama, estimando-se que 1800 tenham morrido com esta doença. Se diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%. A prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida da mulher.

“A Autarquia apoia uma causa que é fundamental para combater uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. É, pois, de primordial importância que as entidades públicas se aliem a estas iniciativas para, em conjunto com as associações, realizar um trabalho de carácter preventivo que possa mitigar estes números. Para além do ‘Outubro Rosa’ a Câmara Municipal de Loulé organiza, em parceria com a Associação Oncológica do Algarve, a MamaMaratona, cuja 21 ª edição irá decorrer de 10 a 30 de outubro, em formato misto, isto é, de forma presencial e virtual” sublinha Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé.

Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,897,642