"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Queer Porto: Melhor Filme para "O Teu Nome é"

O filme de Paulo Patrício venceu o Prémio Casa Comum para Melhor Filme no Queer Porto.


O Queer Porto, que decorreu entre 12 e 16 de outubro, e que tem como propósito exibir filmes de temática gay, lésbica, bissexual, transgénero, transsexual, intersexo e de outras sexualidades e identidades não-normativas, premiou “O Teu Nome É” por “apresentar uma forte crítica social em relação à violência contra os corpos trans, migrantes, doentes, pobres, tornados precários, e invisibilizados; por fazer esta crítica a partir de uma história local, mas que é também universal; por trazer um novo olhar sobre a história de Gisberta, aliando o registo documental a uma linguagem estética original; e por manter viva a única voz ausente do filme no espaço da cidade”.  

O filme é um olhar sobre o caso do assassinato de Gisberta Salce Jr., transexual, seropositiva, toxicodependente e sem-abrigo que foi violentamente torturada durante vários dias por um grupo de 14 adolescentes no Porto, em 2006. “O Teu Nome É” foi produzido pela Luna Blue Film, Ambiances Asbl e Animals AVPL, e conta com distribuição da Agência da Curta Metragem. 

Biografia
Nasceu no Huambo, Angola, passou por muitos lugares, vive actualmente no Porto e faz, literalmente, trinta por uma linha. O que é natural, tendo em conta que divide a sua actividade entre direcção de arte, desenho gráfico, performance ao vivo, ilustração, desenho e realização de cinema de animação. Dentro dessas áreas colaborou, entre muitas outras, com as seguintes publicações, instituições, editoras e empresas: Accademia Nazionale di San Luca (Itália), Amnistia Internacional – México, Animais – AVPL, BPI, CIE Jacques Delors, COR Arquitectos, Cruz Vermelha Internacional & Crescente Vermelho, Die Wochenzeitung (Suíça), L’Association (França), Expresso, FNAC, Fundação EDP, Pictoplasma (Alemanha), Público, Quaternaire, Take It Easy, TecMinho, Ordem dos Arquitectos, Zona de Obras (Espanha).
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,159,614