"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O poeta que questionava as convenções

Assírio & Alvim encerra tetralogia de poesia haiku com a publicação de Aves Dormindo Enquanto Flutuam, de Masaoka Shiki.


Último volume de uma tetralogia dedicada aos Quatro Grandes da Poesia Haiku – iniciada com Matsuo Bashô, e continuada com Kobayashi Issa e Yosa Buson –, Aves Dormindo Enquanto Flutuam permite ao leitor português mergulhar na poesia oriental, na plenitude dos seus matizes, imagens e melodias. Com introdução, posfácio, notas e versões portuguesas de Joaquim M. Palma, deixemo-nos seduzir pelos singelos versos destes mil haikus de Masaoka Shiki: «Pondo de parte as questões existenciais, o sofrimento e a morte, usufruamos, por agora, da magia e beleza que Shiki, um humano que adorava comer diospiros e questionar convenções, deixou ao mundo do futuro como herança do seu sentir poético.»

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 28 de outubro.

173.

esmaguei a aranha
e com frio
passei sozinho o resto da noite

kumo korosu / ato no sabishiki / yosamu kana

259.

noite de primavera —
um homem solteiro e um livro
que estará ele a ler?

haru no yo ya / tsuma naki otoko / nani o yomu

SOBRE O LIVRO
Título: 
Aves Dormindo Enquanto Flutuam
Autor: Masaoka Shiki
Introdução, posfácio, notas e versão para português: Joaquim M. Palma
N.º de Páginas: 328
PVP: 22,00 €
Coleção: documenta poetica

Ver primeiras páginas 

SOBRE O AUTOR
Masaoka Shiki

Masaoka Shiki, nome literário de Masaoka Noboru, foi um poeta e crítico literário japonês nascido na cidade de Matsuyama, em 1867. Desde cedo se dedicou à teorização e reforma das formas clássicas de composição lírica do Japão, tendo sido um dos principais promotores no desenvolvimento da modernidade na poesia haiku. A sua obra inclui perto de vinte mil versos, ensaios e artigos de jornal, afirmando-o como o último dos Quatro Grandes da Poesia Haiku. Morre em 1902, aos 34 anos de idade, de tuberculose.  

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,206,697