"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Um festival para tirar Hans Otte da sombra

Numa programação partilhada por Joana Gama e por Ingo Ahmels, a pianista e o ex-assistente do compositor alemão espalham a obra de Otte por Lisboa, Évora, Guimarães e Viseu, através de concertos, conferências, uma exposição e uma peça de teatro musical. Uma itinerância que começa agora e se prolonga até abril.

Hans Otte (1926-2007) DR


Há um ano, quando Joana Gama interpretou na Culturgest O Livro dos Sons, uma das obras fundamentais do compositor alemão Hans Otte (1926-2007), esse concerto era a concretização possível de um plano muito maior que deveria ter tomado a forma de um festival.

Quis a pandemia, no entanto, trocar as voltas ao gesto mais ambicioso que a pianista vinha preparando com o antigo assistente de Otte, Ingo Ahmels. Só que ao invés de ficar a saborear apenas a frustração, Joana Gama aproveitou para ensaiar um primeiro momento de apresentação da música deste compositor de nome pouco sonante e de obra pouco extensa. O adiamento permitiu, no entanto, robustecer o Festival Hans Otte, que se iniciou este sábado com a inauguração de uma exposição na galeria Brotéria, em Lisboa, e se prolonga até abril de 2022, com programação espalhada por quatro cidades – à capital juntam-se Évora em dezembro, Guimarães em janeiro e fevereiro, e Viseu em março e abril.

“O festival entretanto cresceu”, confirma a pianista ao PÚBLICO. Não apenas com o acrescento de Viseu – depois de a diretora artística do Teatro Viriato, Patrícia Portela, dar ordens ao segurança da sala para não deixar a pianista sair do edifício antes de poder perguntar-lhe que música era aquela que tinha estado a ensaiar durante uma manhã inteira (antes do concerto da Culturgest em 2020), mas também com a novidade de passar a incluir uma peça de teatro musical concebida por Ahmels e Lou Simard, e que colocará em palco Erik Satie, John Cage e Hans Otte enquanto personagens de um divertimento entre a cozinha e o piano.

“O Ingo Ahmels diz que é um repasto culinário-musical”, conta Joana Gama, “em que John Cage e Hans Otte estão em casa do primeiro a cozinhar uma refeição de cogumelos e, de repente, aparece Erik Satie a dizer que tem fome.” A peça J-CHOES, J’ai Faim terá estreia mundial no Teatro Viriato a 8 de abril de 2022, seguindo depois para o Goethe Institut, em Lisboa (dia 11), e será protagonizada por Ahmels, Gama e a pianista Margaret Leng Tan.

Concerto Oriente: Ocidente

Joana Gama e Margaret Leng Tan, discípula de John Cage, asseguram ainda um outro momento fundamental da programação através da recriação do concerto Oriente: Ocidente – Cage: Otte, na Culturgest (6 de novembro), estreado em 2006 e novamente em torno da relação entre os dois compositores, com “dois pianos afastados e em que o público, como se assistisse a um jogo de ténis, vai virando a cabeça para cada uma das pianistas que toca”. A cargo de Leng Tan estarão as Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado – 45 notas “alteradas” por parafusos, porcas, borrachas e peças de plástico que exigem três horas de preparação do instrumento – de Cage, enquanto Gama ficará responsável por excertos de O Livro dos Sons, de Otte. “São peças que simbolizam o Hans Otte extremamente alicerçado na herança da música clássica europeia”, explica a pianista, “e o John Cage que rompeu completamente e que cria quase um novo instrumento a partir do piano preparado, soando como um gamelão, numa peça assente na filosofia hindu.”

Gizado numa colaboração estreita entre Joana Gama e Ingo Ahmels, o Festival Hans Otte chega a cada uma das cidades com um concerto (Oriente: Ocidente acontece apenas em Lisboa, mas a pianista portuguesa apresenta O Livro dos Sons nas restantes paragens, obra que será transmitida também este domingo pela RTP2, a partir de uma gravação registada no Jardim Botânico de Coimbra), uma conferência sobre Cage e Otte e a exposição Hans Otte: Sound of Sounds – que, depois da Brotéria (onde estará até 27 de novembro), seguirá para a Igreja de São Vicente, em Évora (4 a 31 de dezembro), para o Centro para os Assuntos de Arte e Arquitectura em Guimarães (8 de janeiro a 26 de fevereiro) e para o Teatro Viriato, em Viseu (4 de março a 8 de abril).

Composta por obras de Hans Otte, Ingo Ahmels e Silvia Otte (fotógrafa, filha do compositor), a exposição incide sobretudo em duas instalações sonoras do alemão, Ich – Atemobjekt (1970) e Namenklang (1995): a primeira, enquanto “homenagem a várias personalidades que ele admirava”; a segunda, a partir da simples ideia de ter “duas colunas a respirar – uma inspira e a outra expira”. Acrescem ainda partituras de O Livro das Horas, desenhos de Hans Otte relativos a essa obra, alguns aforismos, um poema dedicado ao som e fotografias da sua filha.

Tudo parte deste compromisso que Joana Gama tem assumido na sua carreira de divulgação da obra de compositores como Erik Satie, Fernando Lopes-Graça e agora Otte, associando à apresentação da obra uma reflexão que lhes confira uma maior visibilidade e contrarie o “afunilamento sempre nos mesmos autores quando se fala de música contemporânea”.


por Gonçalo Frota in Público | 24 de outubro de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,891,692