"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Um livro com música dentro

Após o sucesso internacional dos últimos três livros da série Millennium, David Lagercrantz regressa à escrita.


Obscuritas
é o primeiro titulo da sua nova saga literária e nela é-nos apresentada uma dupla improvável de protagonistas:

Detentor de uma inteligência acutilante que, não raras vezes, roça o psicótico, Hanks Rekke foi criado no seio de uma família abastada por uma mãe assertiva que ambicionava fazer dele um pianista virtuoso. Este professor de Psicologia com uma aptidão invulgar para reconhecer incoerências continua a tocar piano durante os mais sombrios momentos de depressão, ao mesmo tempo que alimenta o vício de estimulantes e sedativos.

Micaela Vargas é uma agente policial criada pela mãe após a morte do pai num dos mais duros e carenciados bairros da periferia de Estocolmo. Ela é a filha tranquila e conscienciosa que sempre cuidou de tudo em casa, ao contrário do seu irmão, constantemente metido em problemas. Insegura no íntimo, partilha, no entanto, a perspicácia de Rekke.

Juntos completam-se e formam uma equipa com um talento notável para resolver o que parece não ter solução.

Leia as primeiras páginas 
e acompanhe-as ao som da playlist.

SOBRE O LIVRO
Obscuritas
Estamos no verão de 2003 e os Estados Unidos acabaram de invadir o Iraque. Em Estocolmo, um árbitro de futebol de origem afegã é assassinado. Giuseppe Costa, o pai de um dos jogadores, é preso pelo crime. No entanto, Costa insiste na sua inocência e a Polícia decide consultar o Professor Hans Rekke, um especialista em técnicas de interrogatório reconhecido mundialmente.

Mas nada acontece como era esperado. Com um admirável raciocínio, Rekke descarta por completo a investigação preliminar, fazendo desmoronar todo o caso. Costa é libertado e a Polícia não sabe que caminho seguir. Contudo, Micaela Vargas, uma jovem agente entretanto afastada do processo, não baixa os braços e volta a procurar o Professor, porém ele não atende nem retribui as suas chamadas.

Uma circunstância insólita e dramática, contudo, juntará uma vez mais esta dupla singular, agora decidida a retomar o enigmático caso, que acaba por conduzi-los à caça ao terrorista levada a cabo pela CIA e à guerra dos talibãs contra a música.

Afinal quem era aquele árbitro? Uma vítima ou um criminoso?

Obscuritas é um livro engenhoso e apaixonante onde nada é o que parece. 

SOBRE O AUTOR
David Lagercrantz
A grande estreia de David Lagercrantz (n. 1962) como escritor deu-se com Fall of Man in Wilmslow, uma biografia ficcionada sobre o matemático britânico Alan Turing. A biografia Jag är Zlatan Ibrahimovic, escrita em conjunto com a estrela de futebol internacional, foi publicada em 2011. Tendo vendido 500 000 cópias em menos de dois meses, tornou-se o livro que, na Suécia, mais depressa vendeu tantos exemplares, recorde que ainda mantém. Vendeu também milhões de exemplares em todo o mundo. Em 2013, Lagercrantz foi convidado para dar continuidade à série Millennium, criada por Stieg Larsson. A Rapariga Apanhada na Teia de Aranha (2015) rapidamente se tornou um fenómeno editorial mundial com publicação simultânea em 27 países, a que se seguiu O Homem Que Perseguia a Sua Sombra (2017) e, o último contributo de Lagercrantz para a série, A Rapariga Que Viveu Duas Vezes (2019). A série Millennium já vendeu mundialmente mais de 100 milhões de exemplares e alcançou as tabelas de livros mais vendidos em todo o mundo. Obscuritas é o primeiro título da sua nova saga.
Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,974,440