"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Portugal – As Questões do Presente

Depois de Portugal – Que Prioridades para o Futuro, livro que apresentou os estatutos fundadores da Participar+, a associação cívica que pretende analisar e discutir os principais problemas que atingem a sociedade portuguesa, apresenta agora Portugal – As Questões do Presente


Um livro que reúne os contributos de Ana Paula Martins, António Costa Silva, António Saraiva, Carlos Monjardino, Manuel S. Fonseca e Vítor Ramalho para dar resposta às importantes questões do presente, como a vulnerabilidade do país, a pandemia, a saúde e a cidadania. Com prefácio do presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, Portugal – As Questões do Presente é um contributo para a promoção de reflexões e debates sobre temas cuja importância é fulcral para os nossos desafios colectivos. A obra chega à rede livreira nacional, com o alto patrocínio da Altice e o apoio da Santa Casa da Misericórdia do Porto e da Sapo.
 

A associação cívica Participar+, constituída em Março de 2020, poucos dias antes da declaração da primeira vaga da pandemia de COVID-19, promoveu, no dia 27 de Abril de 2021, na Fundação Oriente, a sua segunda sessão pública, sob o tema «Contributos para Respostas a Importantes Questões do Presente».
 
A sessão moderada por Susana Santos, contou com as intervenções de António Costa Silva, gestor que elaborou, a pedido do Governo, o documento intitulado «Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030», de António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), de Carlos Monjardino, presidente da Fundação Oriente, e de Vitor Ramalho, Secretário-Geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e presidente da Participar+. Na sessão, participou ainda Manuel S. Fonseca, editor da Guerra e Paz, que chancelou a publicação de Portugal – Que Prioridades para o Futuro, livro que apresentou o projecto da Participar+, e que, agora, irá editar Portugal – As Questões do Presente, obra que faz o balanço desta segunda sessão da associação cívica.
 
No livro, podemos encontrar a visão estratégica que a Participar+ propõe para o país em múltiplas áreas, desde a situação empresarial nacional, à saúde, à economia e ao combate à pobreza, passando pelo desafio climático e até pela necessidade de reforço da sociedade civil.
 
Esta iniciativa mereceu a melhor atenção do Presidente da Assembleia da República Portuguesa, Eduardo Ferro Rodrigues, que aceitou o convite da associação para assinar o prefácio desta edição. Nele, «saúda duplamente» esta iniciativa «com contributos ambiciosos»: por um lado pela reflexão, que «reconhece objectivos, identifica virtudes e, naturalmente, insuficiências, propondo melhorias dos instrumentos e das políticas» e, por outro, o facto de a iniciativa converter estes contributos em livro, «lançando desta forma uma importante âncora contra o esquecimento e o desgaste do tempo».
 
Portugal – As Questões do Presente
Intervenções de: Ana Paula Martins, António Costa Silva, António Saraiva, Carlos Monjardino, Manuel S. Fonseca e Vitor Ramalho.
Moderação de: Susana Santos
Não-Ficção / Actualidade
88 páginas · 15x23,5 · 10,00 €
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,117,335