"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Desamor": romance de Nuno Ferrão

Com prefácio de Ana Bacalhau, conta-nos uma história intensa, sofrida, cheia de paixão e luxúria.


A premissa é clara e o subtítulo esclarece – «pode morrer-se de amor ou dar-se a vida por ele» – neste Desamor, romance de Nuno Ferrão. A prosa é uma preciosidade que capta, com delicadeza, as notações e personagens do quotidiano. A história? Essa é «intensa, sofrida, cheia de paixão e luxúria», segundo nos adianta a cantora Ana Bacalhau no prefácio da obra. O final até podia ter sido trágico, não fosse o amor tê-lo resgatado. Uma edição Guerra e Paz, Desamor. 

Em Desamor, o novo romance de Nuno Ferrão, escritor e jornalista, narra um amor impossível com o distanciamento e a sobriedade dos tímidos. «Na Travessa da Passagem, um café acolhe Leonardo e Constança, num palco de amor desunido e entrelaçado no folhear de um livro, em refúgio à chuva miudinha. Constança e as páginas que devora, no recato dos finais de tarde. Leonardo, aprisionado ao encargo de promover o que o desmotiva. Um encontro fugaz, no consumo dos dias, mastigados em rotina castradora.»

No prefácio, assinado por Ana Bacalhau, a cantora que deu voz aos Deolinda, explica o que a apaixonou nos dois protagonistas e o que os fez apaixonar-se um pelo outro: «Começamos a conhecer Leonardo, a personagem principal, e percebemos que, nisto de amores, ele é mais o equivalente ao anti-herói: aquele que nunca conheceu uma história arrebatadora, que sempre andou no assim-assim, ou na tragicomédia dos que não têm jeito para viver histórias de amor como as que se contam nos livros. […] O café de bairro é o centro da sua vida. O local que procura para se escapar do que houve ou do que vai haver. […]. Não é de estranhar que aquela que lhe faz balançar o coração no peito, depois de alguns encontros fortuitos no café, se chame Constança. É essa constância da vida de todos os dias que um dia nos apanha desprevenidos e nos arrebata o coração.»

Ir ao café passou de acto rotineiro a acto de amor, e Leonardo e Constança renascem na colisão das almas, ao preço do amor. Mas quanto valerá esse amor? Sem contar de mais e como quem pede para lermos tudo até ao fim, Ana Bacalhau avisa: «[…] um amor de todos os dias, um amor sem literatura, pode ser tão tocante como os amores que vivem nos versos dos poetas. Intenso, sofrido, cheio de paixão e com um final que teria sido trágico, mas que o amor se encarregou de resgatar.»

Uma edição Guerra e Paz, Desamor está disponível na rede livreira nacional e no site da editora. 

Esta é a primeira vez que a Guerra e Paz publica Nuno Ferrão. Antigo jornalista na Agência Lusa e no Record, o autor publicou, em co-autoria com André Curvelo Campos, o seu primeiro livro, Estórias Limbidinosas, em 2010, pela Edições Afrontamento. 
 
Desamor – Pode Morrer-se de Amor ou Dar-se a Vida por Ele
Nuno Ferrão
Ficção / Romance
144 páginas · 15x23 · 14,50€
Nas livrarias a 16 de novembro
Guerra e Paz, Editores
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,934,028