"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Edição especial de «a máquina de fazer espanhóis»

Um dos romances mais aclamados de Valter Hugo Mãe recebe edição especial em grande formato e com ilustrações de dupla página do artista plástico Juan Domingues. 


A Porto Editora faz chegar às livrarias de todo o país a edição especial de a máquina de fazer espanhóis, romance de Valter Hugo Mãe. Agora na sua 25.ª edição, justamente quando o autor comemora 25 anos de percurso literário, aquele que é um dos romances mais aclamados do autor é reeditado em grande formato e capa dura, com ilustrações do artista plástico Juan Domingues e um novo prefácio de Guilherme d’Oliveira Martins.

A vida de antónio silva, barbeiro reformado, é o modo de ilustrar os conceitos de família e solidão, amizade e compromisso. Surpreendente retrato da vida dos velhos, este livro fala intimamente dos fantasmas da portugalidade e da candura que, afinal, existe mesmo nos momentos mais tristes.

a máquina de fazer espanhóis valeu a Valter Hugo Mãe, em 2012, o Grande Prémio Portugal Telecom Melhor Livro do Ano - atual Grande Prémio Oceanos de Literatura – e também o Prémio Portugal Telecom Melhor Romance do Ano. 

«a máquina de fazer espanhóis» é um motivo muito sério de reflexão sobre o momento presente. (…) A perda é sentida duramente e dá lugar a uma reflexão sobre o envelhecimento, a surpresa e a angústia. Os temas são de uma atualidade premente – tudo parece estar em causa quando chegamos ao fim de um caminho, ou quando esse termo se anuncia, mas sobretudo quando não sabemos quanto restará.
Guilherme d’Oliveira Martins, Prefácio

Impacta-me que, exatamente quando da minha entrada na velhice, chegue-me às mãos o trabalho de um jovem em que a contemplação do inexorável avanço da idade é a motivação de um exercício exuberante de escrita, onde a força da memória vocabular e emocional (força que define um verdadeiro escritor) surge luminosamente.
Caetano Veloso, Prefácio

SOBRE O LIVRO

a máquina de fazer espanhóis
a máquina de fazer espanhóis é um dos mais importantes romances contemporâneos. Surpreendente retrato da vida dos velhos, este livro fala intimamente dos fantasmas da portugalidade e da candura que, afinal, existe mesmo nos momentos mais tristes. A vida de um barbeiro reformado é o modo de ilustrar os conceitos de família e solidão, amizade e compromisso.
Este é um livro delicadíssimo, corajoso e inesquecível.

Ver primeiras páginas 

Título: a máquina de fazer espanhóis
Autor: Valter Hugo Mãe
Ilustração: Juan Domingues
Prefácios: Caetano Veloso e Guilherme d’Oliveira Martins
Páginas: 336
PVP: 35,00€ 

CRÍTICAS DE IMPRENSA

A maior parte dos livros são escritos para o público; este é um livro escrito para leitores.
António Lobo Antunes

Algumas das páginas mais devastadoramente belas da ficção portuguesa recente.
José Mário Silva, Expresso

Por mais de um motivo, cultivo uma admiração imensurável pela obra do escritor Valter Hugo Mãe.
Raduan Nassar

SOBRE O AUTOR

Valter Hugo Mãe
É um dos mais destacados autores portugueses da atualidade. A sua obra está traduzida em variadíssimas línguas, merecendo um prestigiado acolhimento em muitos países. Com As doenças do Brasil completa 25 anos de edição e 50 anos de vida. Autor dos romances: Contra mim (Grande Prémio de Romance e Novela - Associação Portuguesa de Escritores); Homens imprudentemente poéticos; A Desumanização; O filho de mil homens; a máquina de fazer espanhóis (Prémio Oceanos); o apocalipse dos trabalhadores; o remorso de baltazar serapião (Prémio Literário José Saramago) e o nosso reino. Escreveu alguns livros para todas as idades, entre os quais: Contos de cães e maus lobos, O paraíso são os outros, As mais belas coisas do mundo e Serei sempre o teu abrigo. A sua poesia encontra-se reunida no volume publicação da mortalidade. Publica a crónica Autobiografia Imaginária, no Jornal de Letras, e Cidadania Impura, na Notícias Magazine. Com exceção da poesia, que tem chancela Assírio & Alvim, toda a sua obra está publicada pela Porto Editora. 

Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,899,075