"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Apresentação do projeto de arqueologia náutica e subaquática "Water World"

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), através do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS) e em parceria com o Museu Marítimo da Noruega apresenta a 22 de novembro, às 10h horas, o projeto “Water World: Capacitação e competências para a conservação e a gestão do Património Cultural Subaquático”, nas novas instalações deste Centro, em Xabregas.


Na sessão estarão representados o operador do Programa Cultura, a Unidade Nacional de Gestão do EEA Grants, a DGPC, a Embaixada da Noruega e o Museu Marítimo da Noruega. No âmbito deste evento também irá decorrer, ao longo da semana, um workshop sobre “Registo 3D em Arqueologia Náutica e Subaquática.”

O projeto “Water World”, dotado de um orçamento de 995.000€ financiado a cem por cento, prolongar-se-á por cerca de dois anos e tem por objetivo a salvaguarda, estudo, conservação, monitorização e divulgação da Arqueologia e Conservação do Património Cultural Subaquático em Portugal.

No seu âmbito estão previstos programas de formação, aquisição de equipamentos, conservação e restauro de bens arqueológicos e sua devolução às comunidades locais, sistematização da informação, localização e registo de sítios arqueológicos e a divulgação pública digital e no terreno.

O CNANS é a entidade nacional responsável pela gestão e conservação de património, proveniente de contextos arqueológicos submersos ou húmidos. É nas suas novas instalações, em Xabregas, que a equipa do projeto vai contribuir para a sistematização dos mais de 7 mil sítios arqueológicos e a gestão dos mais de 20 mil artefactos provenientes deste meio, que vão desde a Idade do Ferro, há mais de 2500 anos, até à I Guerra Mundial.

O Património Cultural Subaquático que se encontra nas águas portuguesas ajuda a compreender o nosso passado. Todavia, é um recurso finito, facilmente destrutível e não renovável. É, portanto, prioritário promover a sua investigação, produzir conhecimento científico e a divulgar junto da sociedade civil, pois só se pode proteger e valorizar o que se conhece.

O EEA Grants Portugal é um Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu que visa reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre Portugal, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega.

 

Morada CNANS: Rua da Manutenção, 5, 1900-438 Lisboa

Contactos: Gonçalo Lopes +351 967196287 goncalolopes@dgpc.pt

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
62,983,867
>