"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "MÃES PARALELAS"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais oferecemos convites duplos para as antestreias que se realizam no próximo dia 29 de novembro, em Lisboa e no Porto, do mais recente filme de Pedro Almodóvar. 

Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.


ANTESTREIAS 
:: 29 de novembro (segunda-feira), às 21h30
Lisboa 
- Cinema UCI, El Corte Inglés | Gaia - Cinema UCI, Arrábida Shopping 

 

MÃES PARALELAS (Madres Paralelas)
um filme de Pedro Almodóvar 

Penélope Cruz: Janis / Milena Smit: Ana / Israel Elejalde: Arturo / Astana Sánchez Gijón: Teresa / Rossy de Palma: Elena * Julieta Serrano: Tía Brígida

 Prémios
VENICE FILM FESTIVAL
Vencedor, Volpi Cup
Melhor Atriz Penélope Cruz  

SINOPSE

Duas mulheres, Janis e Ana, dividem o quarto de hospital onde vão dar à luz. As duas são solteiras e ficaram grávidas acidentalmente. Janis, de meia-idade, não se arrepende e nas horas prévias ao parto sente-se pletórica, a outra, Ana, é uma adolescente e está assustada, arrependida e traumatizada. Janis tenta animá-la enquanto passeiam como sonâmbulas pelo corredor do hospital. As poucas palavras que trocam nessas horas vão criar um vínculo muito profundo entre as duas, e esse acaso vai encarregar-se de desenvolver e complicar de forma tão retumbante que mudará a vida de ambas para sempre. 

NOTAS DO REALIZADOR 

O filme começa com Janis em busca de meios para abrir a sepultura onde está o seu bisavô, assassinado na guerra civil espanhola, e termina três anos depois com a abertura da sepultura.

No meio, a relação de três mulheres que se encontram num quarto de hospital horas antes de duas delas darem à luz. Janis, uma mulher de meia-idade, encontra-se muito animada antes do parto; Ana, uma adolescente assustada e traumatizada com a maternidade que se aproxima; e Teresa, a mãe de Ana.

Quando estão sozinhas, Janis tenta contagiar Ana com a sua alegria e entusiasmo. Ambas engravidaram por acidente e ambas serão mães solteiras. Quando Janis lhe diz que “não se arrepende”, Ana confessa que se arrepende, meses depois explicará o porquê. 

Mães Paralelas fala de ascendentes e descendentes. É sobre a verdade do passado histórico e a verdade mais íntima das personagens. Fala de identidade e paixão materna por meio de três mães muito diferentes: Janis, Ana e a mãe de Ana, uma mãe egoísta, sem instinto maternal, como ela mesma confessa.

São as imperfeições dessas mães que mais me atraem como contador de histórias. São mães muito diferentes daquelas que apareceram até agora na minha filmografia.

Por estranhas circunstâncias, Janis é forçada a viver numa total contradição entre a verdade histórica (o seu bisavô enterrado numa sepultura) e a sua verdade mais íntima, em relação à filha. O seu dilema moral está no centro da história, tornando Janis uma personagem complexa, generosa, contraditória e até mesquinha. É uma personagem muito difícil de interpretar porque tem sempre mais do que uma face, até que o seu sentimento de culpa e a vergonha causada pela mentira em que vive a fazem explodir. 

Embora todos esses elementos pertençam ao gênero melodramático, decidi pelo roteiro e encenação, que Mães Paralelas seria um drama tenso e alegre, difícil de interpretar e com uma protagonista que pode não ser um modelo de conduta, mas que me atraiu justamente por isso. Ela é a personagem mais difícil que Penélope Cruz interpretou até agora, em toda a sua carreira. E provavelmente a mais dolorosa. O resultado é esplêndido, como sempre Penélope deu tudo.

A seu lado, a jovem Milena Smit torna-se a grande revelação do filme. A pureza e a inocência da sua personagem Ana acentuam as partes mais sombrias de Janis. Ambos estão muito bem acompanhados por Aitana Sánchez Gijón e Israel Elejalde.

No final, todos farão parte de uma família diversa e inesperada, mas real e autêntica.



 ESTREIA NOS CINEMAS DIA 1 DE DEZEMBRO DE 2021


:: PASSATEMPO ENCERRADO ::

... e os VENCEDORES são:

LISBOA
Bruno Ferreira 
Carolina Cardina 
Catarina Reis 
Lurdes Duque
Mafalda Abreu 
Maria João das Neves Pebre
Matilde Dias
Pedro Jesus
Rodrigo Soares Teixeira
Tiago Rodrigues

PORTO
Alfredo Castanheira
Carlos Soares 
Cristina Baldaia 
Susana Duarte Magalhães
Tomás Magalhães 


Parabéns aos felizes contemplados e votos de Bom Filme!

O nosso agradecimento a todos os participantes.
 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,225,653