"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

1.ª Edição da Bienal Internacional de Poesia de Oeiras contou com milhares de acessos e sessões esgotadas

O evento, inserido na candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura 2027, decorreu de 16 a 21 de novembro em diferentes espaços do município, com uma programação que envolveu poetas, escritores, músicos, diplomatas e artistas.


Subordinada ao tema “Poder e Democracia”, a 1.ª edição deste festival internacional dedicado à poesia (e às suas várias expressões) contou com 26 sessões que juntaram mais de 100 convidados, e ainda diversas instalações em permanência durante os 6 dias do evento. Com lotação sempre preenchida e, em alguns casos – como em todas as Conversas-Concerto, até esgotada – foram mais de 1700 as entradas presenciais, número que triplicou no online, permitindo uma expressão desta Bienal além-fronteiras.

De acordo com a organização e produção desta Bienal, a cargo da The Book Company, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, “O entusiasmo, receção e adesão das pessoas superou completamente as nossas expetativas. Embora o evento fosse gratuito, por uma questão de lotação disponível nas salas de cada espetáculo, existiram inscrições obrigatórias – que esgotaram poucos minutos depois de termos aberto, ainda a uma semana do evento, em 7 sessões. Também por isso, e porque o objetivo sempre foi que, independentemente da localização, todos os interessados falantes de língua portuguesa pudessem assistir, transmitimos praticamente toda a programação live, nas páginas de Facebook associadas ao evento. A interação foi extraordinária.”.

Mario Vargas Llosa (numa sessão exclusiva para alunos do Município, por videoconferência), Simone de Oliveira, Nando Reis, Frederico Lourenço, António Zambujo, Tom Konyves, Miguel Araújo, Samuel Úria, Capicua e Sérgio Godinho foram apenas algumas das personalidades que integram a programação cujas apresentações podem agora, na maioria dos casos, ser vistas (ou revistas) online em facebook.com/bienaldepoesiadeoeiras, prolongando a longevidade do festival.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
62,984,580
>