"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Os animais mortos na berma da estrada" dão os primeiros passos em formato audiolivro

Gostamos de audiolivros! Pelo som, levamos connosco a leitura e a literatura naquelas ocasiões em que o tempo não permite apreciar a palavra impressa. Um aperitivo feito das primeiras páginas d’Os animais mortos na berma da estrada, nas vozes de HMS Pereira e Filipe Santareno.


Não conheço na literatura portuguesa uma viagem de carro como esta, que balança entre o sexo, a revolta e o pensamento no futuro. Nada é definitivo, é a filosofia do narrador sem nome, que usa simultaneamente esta narrativa como pretexto de fuga do país e vade-mécum para mudar de vida. E que tem ressonâncias iniciáticas, pois o fim das ilusões é já a metamorfose de outro viver.

Este livro sincero tem a força voluntariosa dos que querem arder na vivência. Não sabemos quantos litros de combustível gastou na sua viagem, mas sabemos os despojos das suas conquistas porque no-lo diz cruamente. E ainda bem, porque assim nos sentimos mais perto da sua vulnerabilidade desarmante. É sempre de admirar um carro chamado desejo.

Manuel da Silva Ramos

H. M. S. PEREIRA nasceu na Covilhã e cresceu no Fundão, na Beira Baixa. Depois do liceu partiu para Lisboa, onde teve os primeiros empregos e frequentou a Faculdade de Letras. Aí fez os seus primeiros filmes amadores em vídeo e, entre 2007 e 2009, escreveu, o romance Operador de Call Center.

Desde então escreveu alguns livros, hoje espalhados pela Internet e por algumas raras prateleiras: Manual de sobrevivência em português (2015); Interior e outras paragens — uma novela e três contos (2016) e 33 poemas de Bukowski (2019).

Depois de tentar viver no Porto, pegou no seu carro velho e seguiu para o leste da Europa, onde faz traduções e alguns biscates. Nas suas palavras: «De um cu da Europa para o outro.»

A este seu último romance, Os animais mortos na berma da estrada, foi atribuída uma menção honrosa no Prémio Literário União de Cidades Capitais da Língua Portuguesa 2020.

Autor H. M. S. Pereira
Posfácio Manuel da Silva Ramos
Revisão Pedro Cerejo
Grafismo Joana Torgal
Edição Joana Morão, Rui Pelejão
Idioma português
Editora Jornal do Fundão & Canto Redondo
Colecção 13 x 18
ISBN 978-989-53063-3-6
1.ª edição, outubro 2021
Capa mole com badanas, 212 páginas, 130 x 180 x 10 mm

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,120,237