"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Todos fingimos que somos normais

Gente Ansiosa, uma comédia tocante e profunda do sueco Fredrik Backman, chega a Portugal pela mão da Porto Editora. A história acaba de ser adaptada a uma série da Netflix.


Dono de um sentido de humor excecional, que cativou milhões de leitores em todo o mundo, e criador de personagens tão imperfeitas quanto tocantes – afinal, humanas –, Fredrik Backman surpreende-nos com Gente Ansiosa, uma história sobre pessoas aparentemente idiotas, unidas por uma situação insólita. Ou, se calhar, por várias.

O livro já se encontra em pré-venda 

A verdade é que basta uma única má ideia, no meio da quantidade inacreditável de coisas com que temos de lidar em simultâneo, para que a vida descarrile. «Fingimos que somos normais», dita o autor nesta narrativa assente em desconcertantes avanços e recuos temporais, diálogos nonsense, ilusões de ótica e uma imensa compreensão da falibilidade inerente ao ser humano. Finalista do Goodreads Choice Award em 2020, estamos perante um livro que o fará rir (muito), chorar (em igual dose) e refletir (bastante) sobre a vida que levamos e os sonhos que temos, bem como sobre a importância da empatia.

SOBRE O LIVRO
Gente Ansiosa
Visitar um apartamento que está à venda não costuma redundar numa situação de perigo. A menos que seja antevéspera de Ano Novo, e um ladrão inexperiente tenha decidido assaltar um banco onde não há dinheiro. Quando assim é, torna-se inevitável que não haja sequer um plano de fuga, e se acabe com uma data de reféns acidentais. Felizmente, podemos confiar na pronta intervenção das autoridades. A menos que os dois polícias responsáveis pelo caso não se entendam nem saibam o que fazer. Ainda assim, acreditamos que tudo correrá bem, em particular se os reféns permanecerem calmos. A menos que sejam os reféns mais idiotas de todos os tempos: uma analista bancária com ideias suicidas, uma adorável velhinha com motivações pouco transparentes, um casal reformado com uma paixão enorme pelo IKEA, duas recém-casadas, prestes a serem mães, que andam sempre às turras, uma agente imobiliária com entusiasmo a mais e talento a menos, e uma pessoa vestida de coelho…

Ver primeiras páginas

Título: Gente Ansiosa
Autor: Fredrik Backman
Tradução: Elsa T. S. Vieira
Páginas: 368
PVP: 17,70€

CRÍTICAS DE IMPRENSA

«[Um] romance peculiar e rico […] Irónico, sábio e muitas vezes engraçado, é uma história totalmente original que proporciona puro prazer.»
People

«Mais uma vez, Backman consegue captar a complicada essência do ser humano […] Inteligente e comovente.»
The Washington Post

«[Este] romance […] atinge o ponto ideal entre o profundamente perspicaz e o absurdamente engraçado […] Abracei este livro […] com um sorriso no rosto e lágrimas nos olhos.»
USA Today

«Uma análise profundamente engraçada e calorosa de como as experiências individuais podem unir um grupo aleatório de pessoas. Backman revela as muitas imperfeições de cada personagem com enorme empatia, lembrando-nos que as pessoas são sempre mais do que a soma das suas falhas.»
BookPage

«Uma história com comédia e tragédia, que certamente agradará aos fãs de Backman.»
Kirkus Review

«[A] narrativa fechada e cheia de surpresas […], a ação enérgica e envolvente, levam à reflexão sobre o casamento, a paternidade, a responsabilidade e as pressões económicas globais. Comédia, drama, mistério e análise social, este romance é indefinível, exceto pelo puro prazer de leitura que proporciona. Altamente recomendado.»
Library Journal

SOBRE O AUTOR
Fredrik Backman
Nasceu em 1981, na Suécia, e foi colunista e blogger antes de se aventurar como romancista. Os seus livros são bestsellers mundiais, com grande sucesso junto do público e da crítica, e várias adaptações ao grande e ao pequeno ecrã. Na Porto Editora publicou A minha avó pede desculpa, Britt-Marie esteve aqui e Beartown.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,178,475