"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Alexandre Fernandes apresenta o livro certo para começar o ano de 2022 a perder peso de forma equilibrada

Serão as emoções assim tão importantes para alcançar o peso perfeito?


Segundo Alexandre Fernandes, cuidar das emoções é cuidar do corpo. No seu novo livro, O Peso Perfeito para Si, o autor apresenta conselhos, receitas, dietas vegetarianas e não-vegetarianas para 21 dias, mas também técnicas para trabalhar o aspeto emocional do peso. O Peso Perfeito para Si é uma edição Guerra e Paz, com o apoio do grupo Cofina.

Mente sã, corpo são. Esta é a máxima que Alexandre Fernandes, licenciado em Nutrição e Engenharia Alimentar, defende para vivermos em equilíbrio e alcançarmos a forma física que ambicionamos. No seu novo livro, O Peso Perfeito para Si, o autor aponta o dedo aos métodos de emagrecimento que «não consideram o aspeto emocional do excesso de peso e da obesidade», afirmando que os resultados desses programas de dieta serão «apenas temporários» e «podem levar a que o corpo fique mais propenso a armazenar gordura, para evitar, no futuro, esses momentos traumáticos de aparente escassez». Para evitar este cenário frustrante, o autor apresenta uma visão em que «corpo, mente, espírito, emoções e energia estão inteiramente ligados».

O livro convida-nos a sete questões essenciais para a perda de peso: o que é que o impede de emagrecer neste momento? O que deseja e ambiciona ao emagrecer? Quando deseja alcançar o seu objetivo de emagrecimento? Do que é que precisa para alcançar esse objetivo? Como o vai fazer? O que é que já fez e não deu certo? O que é que ainda não fez e pode fazer para o ajudar? De seguida, apresenta técnicas de meditação e potenciação das emoções positivas, dando conselhos para vivermos com os traumas e aumentar a nossa auto-estima.

De seguida, Alexandre Fernandes apresenta dois esquemas de uma dieta vegetariana para 21 dias: um adaptado para mulheres e outro para homens. O autor explica que, «além de fazer bem ao corpo, o consumo elevado de vegetais, em detrimento dos produtos de origem animal, também está associado à saúde mental, porque alivia os sintomas de ansiedade, fadiga e depressão». Contudo, este guia também apresenta duas alternativas não-vegetarianas para ambos os géneros, indicando como utilizar a Tabela dos Alimentos Equivalentes.

Um livro para trabalhar o aspeto emocional do peso e apoiar o acompanhamento médico especializado, O Peso Perfeito para Si chega à rede livreira nacional no próximo dia 11 de janeiro, numa edição Guerra e Paz com o apoio do grupo Cofina. Poderá ainda encontrá-lo no site oficial da editora.  

O Peso Perfeito para Si
Alexandre Fernandes
Não-ficção / Saúde
208 páginas · 15x23 · 13,00€
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
69,110,563