"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Breve História da Filosofia Moderna: clássico de Roger Scruton tem nova edição

No mês em que se assinalam dois anos após o falecimento de Roger Scruton, a Guerra e Paz reedita um dos livros mais relevantes do filósofo britânico: a Breve História da Filosofia Moderna.


Um levantamento lúcido e atualizado dos principais filósofos modernos da tradição ocidental, desde René Descartes a Ludwig Wittgenstein, neste que se tornou num clássico no estudo da filosofia. A nova edição estará disponível, na rede livreira nacional e no site da editora. 

Uma visão sintética da história da filosofia moderna numa perspetiva analítica. Foi esta a proposta que Roger Scruton, um dos mais importantes filósofos britânicos das últimas décadas e um pensador tão brilhante quanto polémico, apresentou ao mundo em 1981, com a publicação da Breve História da Filosofia Moderna.  

Uma notável introdução à história da filosofia, escrita num estilo lúcido e acessível, passa em revista todos os principais filósofos da tradição ocidental, desde René Descartes, o fundador da filosofia moderna, a Ludwig Wittgenstein, um dos mais importantes filósofos do século XX. Entre os mais influentes pensadores dos últimos séculos, contam-se nomes como Espinosa, Leibniz, Locke, Hobbes, Hume, Hegel, Kant, Schopenhauer, Kierkegaard, Nietzsche, Marx ou Sartre. 

Conciso, mas rico em conteúdo, viria a tornar-se um dos livros mais relevantes do autor e um clássico da história da filosofia, tendo sido não só elogiado, como amplamente traduzido e publicado, em todo o mundo, ao longo das últimas quatro décadas. Para o jornal norte-americano Salon, o segredo do sucesso estaria no talento de Scruton para comunicar filosofia. «Na sua obra como filósofo e homem ligado à estética, Scruton reduz exaustivamente as coisas aos princípios básicos; nos seus livros para curiosos não especialistas, mostra-se um divulgador de primeira ordem, ao nível de David Attenborough ou de John Keegan.» 

Reconhecida também pela academia, a obra mereceu o tributo de Alan Ryan, professor da Universidade de Oxford, que a considerou «um livro que podemos oferecer a qualquer pessoa interessada em filosofia e ficar seguros de que aprenderá muito com ele». Já o professor e escritor Gordon Graham, autor de The Internet: A Philosophical Inquiry, concluiu mesmo que «dificilmente alguém podia fazer uma Breve História da Filosofia Moderna melhor do que Scruton». 

A Guerra e Paz reedita agora a obra, na versão revista e melhorada pelo autor nos anos 90. Uma tradução de Carlos Marques. Breve História da Filosofia Moderna estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 25 de janeiro. Do mesmo autor, a Guerra e Paz publicou também os livros Como Ser Um ConservadorO Ocidente e o RestoGuia de Filosofia para Pessoas Inteligentes e Beleza.
 

Breve História da Filosofia Moderna 
Roger Scruton
Não-Ficção / Ensaio
344 páginas · 15x23 · 19€
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
66,778,166