"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Nacional 103, atração e "património" comum, na rota das estradas turísticas

Doze municípios e o Turismo do Porto e Norte juntam forças para tornar a N103 uma atração turística em si. A estrada estende-se por 274 quilómetros e atravessa o Norte.

Pelo Parque Natural de Montesinho, um dos organismos aderentes ao projeto da Nacional 103_Hugo Santos / Público


A Nacional 103, que liga Viana do Castelo a Bragança, prepara-se para entrar na rota das estradas turistas do Norte de Portugal, no âmbito de um projeto que juntou esta terça-feira autarcas e entidade regional do Turismo.

O primeiro passo para uma estratégia comum de valorização e promoção desta estrada foi dado numa reunião que decorreu em Bragança e envolveu os 12 municípios atravessados por esta ligação e a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte.

A região, como avançou o presidente desta entidade, Luís Pedro Martins, “quer colocar no mapa internacional das ‘road trips’ um conjunto de estradas das mais belas do mundo” e nelas está incluída a N103.

“Hoje demos, finalmente, um passo muito importante para a estruturação e futura promoção da N103”, acrescentou, referindo-se à reunião onde esteve presente com os representantes dos 12 municípios servidos por esta estrada.

A N103 estende-se por de 274 quilómetros, e atravessa o Norte de Portugal, a partir do litoral minhoto, na localidade de Neiva, em Viana do Castelo, até à cidade de Bragança, passando por Barcelos, Boticas, Braga, Chaves, Esposende, Montalegre, Póvoa de Lanhoso, Valpaços, Viana do Castelo, Vieira do Minho e Vinhais.

“Doze municípios, uma região de turismo, duas áreas protegidas e cinco Comunidades Intermunicipais (CIM) com um “património” comum: a Estrada Nacional 103 (N103)” é o resumo que os promotores fazem deste projeto.

Quem viaja nesta estrada atravessa territórios como o Parque Nacional da Peneda-Gerês, o Parque Natural de Montesinho, Reservas da Biosfera Transfronteiriças e a Barragem dos Pisões.

Os promotores do projeto salientam que o território agrega “uma riqueza ímpar ao nível da gastronomia, raças autóctones e produtos endógenos, património histórico, religioso e arqueológico”.

Depois da primeira reunião para articular a estratégia, o próximo passo será fazer o levantamento dos pontos de interesse em cada município para trabalhar em conjunto a promoção, como disse à Lusa o presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, anfitrião do encontro.

A estratégica, segundo ainda o autarca, será depois candidatada a financiamento do Turismo de Portugal e a seguir começará o trabalho de promoção da rota comum.

“Reconhecemos o potencial turístico da Estrada Nacional 103 e dos territórios que atravessa, pelo que o objetivo comum é dinamizar e promover o vasto património existente, criando riqueza e incentivando o seu usufruto, seja a pé, de mota, de bicicleta ou de carro”, destacou.


por Lusa e Público | 18 de janeiro de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,934,589