"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Carta à Geração Que Vai Mudar Tudo

Um livro para jovens que se inquietam com o mundo, a sociedade e a política.


É demasiado tarde para mudar? A crise climática é irremediável? A explosão das desigualdades é fatal? E o declínio das democracias, a erosão dos direitos, o crescimento dos ódios? São irreversíveis? Para Raphaël Glucksmann, a resposta é: não. Numa apaixonada e esperançosa carta aberta às novas gerações, o ensaísta, realizador e eurodeputado francês exorta os jovens a enfrentar os desafios da sociedade actual, lutando contra os fatalismos, pedindo-lhes que «não sejam velhos antes de serem jovens» e que mudem o mundo. Agora o ensaio, que conquistou os leitores franceses e vendeu 40 000 exemplares em apenas três meses, chega a Portugal, numa edição Livros Vermelhos da Guerra e Paz, com tradução de André Morgado. A Carta à Geração Que Vai Mudar Tudo estará disponível, quer na rede livreira nacional, quer no site oficial da editora. 

«Filhos do crepúsculo, o vosso mundo assemelha?se ao caos dos últimos ou dos primeiros dias. Onde pousarem os olhos, verão ruínas. Políticas, ideológicas, filosóficas. Onde apurarem os ouvidos, escutarão o canto lúgubre dos resignados e a queixa lancinante da impotência. […] Todos vos dizem que é assim, que nada podem fazer. Então para quê lutar, agir, sonhar?»  Determinado em devolver à democracia a sua juventude perdida, a sua força e a sua beleza, o eurodeputado francês Raphaël Glucksmann publicou em França, no último mês de agosto, pela Allary Éditions, a Carta à Geração Que Vai Mudar Tudo, uma obra dirigida aos jovens, exortando-os à participação política e cívica. 

Nesta apaixonada carta aberta, Glucksmann aponta o dedo aos «patriarcas saciados» que se veem em queda «e querem arrastar?vos nela», sublinhando que os jovens «não têm culpa» deste alegado mundo em ruínas, mas que estes «podem fazer alguma coisa. São livres. Livres de renunciar à herança. Livres de aprenderem do zero.» Crente no futuro, o autor projeta que a irrupção na política pelas novas gerações vai mudar tudo. «Parece que já não há esperança, mas o combate ainda pode ser vencido. Desde que se entre no combate. Com paixão, mas também com método.»

Agora, a obra, que conquistou os leitores franceses e vendeu 40 000 exemplares em apenas três meses, chega a Portugal, numa edição Livros Vermelhos, coleção da Guerra e Paz que privilegia teses contra catecismos e o pensamento único. A Carta à Geração Que Vai Mudar Tudo chega à rede livreira nacional no próximo dia 25 de janeiro, com tradução de André Morgado.  A obra poderá ainda ser adquirida através do site da editora. Este é o segundo livro de Raphaël Glucksmann que a Guerra e Paz publica, depois de O Maio de 68 Explicado a Nicolas Sarkozy, que o autor escreveu com o pai, o filósofo André Glucksmann.

Seguido por mais de 600 000 pessoas no Instagram, sobretudo jovens, o autor tem gerado um grande impacto na atividade cívica das novas gerações, com repercussões a nível internacional. Raphaël Glucksmann foi um dos eurodeputados sancionados pela China no ano passado, em resposta às sanções impostas pela União Europeia a funcionários chineses, por violações dos direitos humanos dos uigures em Xinjiang/Sinquião. Crimes contra a humanidade que vão desde a criação de campos de internamento, prática de violações sistemáticas, de campanhas maciças de esterilização, da remoção forçada de órgãos, da redução à escravidão, do apagamento de uma língua e de uma cultura. Uma causa fervorosamente defendida por Glucksmann numa enorme campanha nas redes sociais que levou o tema a debate público e que é também analisada neste livro.
 

Carta à Geração Que Vai Mudar Tudo
Raphaël Glucksmann
Não-Ficção / Ensaio
160 páginas · 15x20 · 14,50 €
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,887,236