"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Todos os Lugares São de Fala": Um manifesto anti-woke e anti-cancelamento! PIM!

Como chegámos aqui? Para que serve afinal o raio da liberdade de expressão? Ela alguma vez realmente existiu? É humanamente possível ou não passa de uma confortável ilusão?


Estas são algumas das questões lançadas pelo romancista e jornalista Paulo Nogueira no livro Todos os Lugares São de Fala: Manifesto Pela Liberdade de Expressão. Um texto de combate contra as teorias críticas pós-modernas e a política de censores e censurados, e que louva e incita ferozmente à liberdade de expressão, à liberdade da fala. Todos os Lugares São de Fala: Manifesto Pela Liberdade de Expressão chega à rede livreira nacional numa edição Livros Vermelhos da Guerra e Paz, anti-verdades absolutas, anti-woke e anti-cancelamento.

Vivemos tempos perigosos. Uma das principais armas das guerras culturais do século XXI é o cancelamento: a obliteração do interlocutor, a mordaça do «ou és igual a mim ou não és nada, não podes ser nada». Na realidade virtual, o linchamento é eletrónico e persecutório, na realidade física, chega a descambar na «resposta de quem não tem argumentos», a execução biológica. Os ataques à liberdade de expressão parecem ter por base um conjunto de ideias aparentemente benévolas, mas que se tornam autoritárias e fragmentam a sociedade, inviabilizando consensos e fazendo parecer que a ciência se reduz a uma maquinação diabólica urdida por homens brancos, ocidentais e cis. Para disparar retaliações fanáticas, nem é preciso cometer o pecado da blasfémia escandalosa, basta professar o que até ontem eram singelos truísmos e tautologias, como «as mulheres menstruam».

Será hoje a liberdade de expressão um luxo sibarita dos que podem falar o que lhes dá na cabeça – isto é, uma ínfima elite, aliás, em extinção? Mas, nesse caso, ainda prestará para alguma coisa? Como chegámos aqui? Para que serve afinal o raio da liberdade de expressão? Ela alguma vez realmente existiu? É humanamente possível ou não passa de uma confortável ilusão? Quem nunca, em algum momento, odiou algo ou alguém?

Para Paulo Nogueira, romancista e jornalista brasileiro que dividiu a sua vida entre Portugal e o Brasil, «Uma das consequências mais lúgubres dos cancelamentos e da intimidação woke é o conformismo, a covardia cívica.»  No seu novo livro, Todos os Lugares São de Fala: Manifesto Pela Liberdade de Expressão, defende que temos de usar mais palavras e não menos, principalmente contra as palavras de que não gostamos. Afirma o autor, nesta prosa vigorosa, que, para chegarmos à verdade «temos de ser obstinados e diligentes na verificação e na crítica, nas experiências que testam a verdade – e cautelosos quanto tivermos chegado a certezas, abertos a revisões e retificações, e flexíveis diante dos que contestam as verdades estabelecidas.» Ninguém está sempre certo ou sempre errado, como a polarização, influenciada pelo pensamento maniqueísta, apregoa. Temos de aceitar que pensamos de forma diferente e que somos todos pessoas, mas diferentes, e não há mal nisso.

Sim, este livro denuncia a cultura woke, PIM! Mas acima de tudo, este livro louva e incita ferozmente à liberdade de expressão, à liberdade da fala. Só podia ser uma edição Livros Vermelhos, coleção da Guerra e Paz que privilegia teses contra catecismos e o pensamento único. Todos os Lugares São de Fala: Manifesto Pela Liberdade de Expressão chega à rede livreira nacional no próximo dia 25 de janeiro. A obra poderá ainda ser adquirida através do site da editora.

Todos os Lugares São de Fala: Manifesto Pela Liberdade de Expressão
Paulo Nogueira
Não-Ficção / Ciências Sociais
208 páginas · 15x20 · 15,00 €
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,929,971