"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Exterminem todas as bestas" de Sven Lindqvist

Ao longo dos 169 curtos capítulos deste livro fascinante - misto original de livro de viagens, relato autobiográfico e história das ideias - Sven Lindqvist penetra cada vez mais profundamente no continente africano.


«Exterminem todas as bestas» é uma frase do conhecido romance O Coração das Trevas, de Joseph Conrad. Por que razão a põe Conrad na boca do sinistro Kurtz? Que realidade reflete ela? Na época em que Conrad escrevia, todo o ambiente ideológico e toda uma abundante literatura justificam o colonialismo e o racismo em nome do «progresso» e da «civilização». Uma triste lei ditaria que os povos inferiores morriam ao entrar em contacto com os povos de cultura superior; se não morriam rapidamente, era um ato de caridade encurtar o seu sofrimento. O holocausto nazi foi único – na Europa.

Mas, afirma Sven Lindqvist, Auschwitz foi a aplicação industrial moderna de uma política de extermínio sobre a qual há muito assentava o domínio europeu na América, Austrália, África e Ásia. Ao longo de 168 capítulos deste livro fascinante – misto original de livro de viagens, relato autobiográfico e história das ideias – Sven Lindqvist penetra cada vez mais profundamente no continente africano e ao mesmo tempo revela uma espécie de geografia cultural «oculta», a teoria e a prática da expansão imperialista.

SVEN LINDQVIST nasceu em 1932 em Estocolmo, cidade onde residia. Viajou largamente pela Ásia, América Latina e África. Foi professor e autor de mais de três dezenas de livros, vários dos quais traduzidos em muitas línguas. Era doutorado em História da Literatura pela Universidade de Estocolmo e tinha um doutoramento honoris cousa pela Universidade de Uppsala.

Sven Lindqvist morreu, em Estocolmo, em 2019.

Título: EXTERMINEM TODAS AS BESTAS
Nº págs: 272
ISBN: 978-972-21-3137-7
PVP C/ IVA: 15,90€
LeYa | Editorial Caminho

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,946,371