"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Almas fugindo dos seus passados

Porto Editora apresenta aos leitores portugueses A Mãe de Frankenstein, o último livro publicado em vida por Almudena Grandes.


Em A Mãe de Frankenstein, Almudena Grandes regressa ao período mais difícil da história de Espanha. Partindo de um homicídio muito mediático, a autora tece um enredo que recorda a crueldade do nacional-catolicismo na Espanha da década de 50 do século passado. Rigor histórico, verosimilhança das personagens e dos diálogos, bem como uma narrativa cinematográfica marcam o novo livro desta importante voz, recentemente falecida, da literatura vizinha. Considerado pelos principais jornais espanhóis um dos melhores livros de 2020, já vendeu mais de 200 mil exemplares em Espanha e será em breve adaptado a série da Netflix.

O livro já se encontra em pré-venda.

SOBRE O LIVRO
A Mãe de Frankenstein
Em 1954, o psiquiatra Germán Velázquez regressa a Espanha para trabalhar no manicómio feminino de Ciempozuelos, a sul de Madrid. Depois de partir para o exílio em 1939, viveu quinze anos na Suíça, onde foi acolhido pela família do doutor Goldstein. Naquela instituição psiquiátrica, Germán reencontra Aurora Rodríguez Carballeira, uma mulher inteligente e paranoica, tristemente célebre por matar a tiro a própria filha. Ali conhece também María Castejón, que cuida dela com enorme desvelo e gratidão. A amizade que acaba por nascer entre a jovem auxiliar e o doutor Velázquez leva o leitor a descobrir não apenas a sua origem humilde como neta do jardineiro da instituição, os anos de criada em Madrid e a infeliz história de amor que protagonizou, mas também o que levou Germán a abandonar a tranquilidade suíça e regressar a Espanha. Almas gémeas a fugir dos seus passados, ambos querem dar uma oportunidade a si próprios, porém vivem num país humilhado, onde os pecados se convertem em crimes, e o puritanismo – defendido pelo regime de Franco – encobre todo o tipo de abusos.

Título: A Mãe de Frankenstein
Autora: Almudena Grandes
Tradução: Rita Almeida Simões
Páginas: 512
PVP: 22,00€

Ver primeiras páginas

CRÍTICAS DE IMPRENSA

«Grandes desenha uma coreografia entre personagens reais e fictícias marcadas por um enorme rigor histórico.»
El País

«Uma cascata de soberba ficção e verosimilhança, sem fissuras. Um imenso prazer literário.»
Babelia

«A precisão infalível de Grandes ao evocar a atmosfera de uma sociedade dominada pelo medo combina com o brilho do seu monólogo interior.»
The Times

SOBRE A AUTORA
Almudena Grandes
Almudena Grandes (1960-2021) nasceu em Madrid. O seu primeiro livro, Las Edades de Lulú, foi aclamado e premiado pela crítica. Posteriormente, romances como Te Llamaré Viernes, Los Aires Difíciles e Besos en el Pan converteram-na numa das mais consolidadas e importantes autoras da literatura espanhola atual. Em 2010, publicou Inés y la Alegria, o primeiro de uma série intitulada «Episodios de Una Guerra Interminable», que continuou com El Lector de Julio Verne (2012), Las tres bodas de Manolita (2014) e Os Doentes do Doutor García (2017), galardoado no ano seguinte com o Prémio Nacional de Narrativa e com o Prémio Liber, finalista do Prémio Casino da Póvoa 2022 e publicado em Portugal pela Porto Editora. A Mãe de Frankenstein é o quinto título desta série de enorme sucesso.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,160,349