"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A Extraordinária História dos Europeus Africanos

A Editorial Presença publica Europeus Africanos, da professora e historiadora Olivette Otele. Uma obra sobre a presença da herança africana no Velho Continente.


É amplamente difundida - e aceite, pela generalidade das pessoas - a ideia de que a presença de africanos na Europa é recente. Em Europeus Africanos, Olivette Otele, uma das grandes historiadoras da atualidade, desfaz esse lugar-comum e oferece-nos a inédita história dos europeus de ascendência africana na Europa.

Do século III até ao século xxi, a autora resgata a longa herança africana através da vida de pessoas comuns e extraordinárias, traçando uma história desconhecida. Nada é deixado ao acaso: o longo caminho de Europeus Africanos vai do imperador Sétimo Severo aos escravos africanos que viveram na Europa do Renascimento, desembocando nos atuais movimentos migratórios que hoje vemos nas cidades do velho continente.

E é por investigar, explorar e recuperar em linhas bem definidas - sem com isso deixar de pôr em evidência os matizes, as razões e as contradições - uma história tão esquecida que Olivette Otele dá um enorme contributo para pensarmos algumas das questões mais importantes da atualidade: racismo, identidade, cidadania, poder.

UM LIVRO ESSENCIAL PARA REPENSAR O PASSADO, TRAZER NOVA LUZ SOBRE O PRESENTE E PROJETAR O FUTURO.

SOBRE A AUTORA
Olivette Otele
nasceu nos Camarões, cresceu em França e vive no Reino Unido. Fellow e vice-presidente da Royal Historical Society, a autora é professora de História da Escravatura na Universidade de Bristol e doutorou-se na Sorbonne, em Paris. Investigadora na área de História Colonial e Pós-Colonial, colabora regularmente com vários meios de comunicação, tais como BBC, Sky News, Guardian, Sunday Times, Elle Magazine, GQ, Vogue Italia, Huffington Post, New Yorker, Le Monde e Jeune Afrique.

CRÍTICAS

«Absolutamente extraordinário.»
Simon Sebag Montefiore

«A presença da herança africana na Europa - na música, na literatura, e em tantas áreas - é enorme, mas tem sido claramente desconsiderada. Este livro faz um trabalho notável no resgate dessa herança e na identificação da sua importância.»
The Wall Street Journal

«Fascinante. Grande poder de síntese, sem nunca perder as nuances das personagens reais e as várias camadas da História.»
The Guardian

«Este é um livro absolutamente extraordinário. Informativo e acessível sem deixar de ser erudito, fruto de grande estudo e com panache narrativa, arrasa o lugar-comum que domina a discussão sobre o tema e mostra o papel tão importante quanto negligenciado dos Europeus Africanos desde a antiguidade .»
Simon Sebag Montefiore

«Do século III ao século XXI, um olhar pormenorizado, numa escrita viva e muito acessível, que traz até nós uma história única e inédita.»
Kirkus Reviews

«Maravilhosamente escrito e apoiado numa investigação meticulosa, este é um livro essencial para todos os leitores.»
Library Journal

«Europeus Africanos dá-nos uma nova visão do passado para que possamos imaginar um futuro diferente.»
The Economis
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,216,796