"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Atlas do Antigo Egipto: Viagem encantada a um período majestoso da história da humanidade

Conhecemos as pirâmides, os hieróglifos e os faraós, mas o que sabemos sobre a vida social, cultural ou política do Antigo Egipto?


No Atlas do Antigo Egipto, somos convidados a explorar a história fascinante desta civilização, através de uma abordagem histórica e geográfica ímpar, ao longo de trinta dinastias, desde 3000 a. C. até à conquista de Alexandre, em 332 a. C. O livro, que agora chega a Portugal, numa edição Guerra e Paz Editores traduzida por Isabel Lopes, resulta do rigoroso trabalho da historiadora francesa Claire Somaglino, em colaboração com a cartógrafa Claire Levasseur, e apresenta mais de 70 mapas e documentos fundamentais para a compreensão deste período marcante da história da humanidade. O Atlas do Antigo Egipto estará disponível na rede livreira nacional e fará parte da colecção de Atlas da editora.

Aceite o convite da historiadora francesa Claire Somaglino e parta à descoberta da vida social, cultural e política do Antigo Egipto, explorando-o para lá do imaginário familiar das pirâmides, dos hieróglifos e faraós. No Atlas do Antigo Egipto, a especialista no estudo das fronteiras do Antigo Egipto leva-nos a reconstituir, de forma sucinta, mas rigorosa, tanto as origens como os quatro períodos-chave da antiga civilização: o Império Antigo, o Império Médio, o Império Novo e o Período Tardio.

Com recurso a dezenas de mapas, infografias, planos e esquemas, criados exclusivamente para esta edição pela cartógrafa francesa Claire Levasseur, acompanhamos o desenvolvimento desta civilização em interacção com o Nilo, desde o coração de África até ao seu delta no Mediterrâneo. Assista à instituição do Império Antigo, conhecido pela edificação das pirâmides. Descubra como eram constituídas as campanhas que as ergueram e ainda a forma como se estruturava a sociedade de então, liderada pelo rei e por uma elite real que exploravam os recursos do território.

No capítulo dedicado ao Império Médio, percebemos como é que os reis se aproximaram dos deuses e apelaram à lealdade da elite regional para afirmar o poder sobre todo o Egipto. Depois assistimos à forma como os faraós do Império Novo tiveram de enfrentar os outros grandes impérios: o seu domínio sobre a população passou principalmente pela assimilação dos deuses.

Por fim, testemunhamos a decadência do império com a chegada das guerras civis do Período Tardio, que fragmentaram o país e enfraqueceram os governantes, em favor de líderes externos. O império viria a ser conquistado por Alexandre Magno em 332 a. C., dando início ao Período Greco-Romano.

Rigoroso, fascinante e didáctico, este é um documento essencial para a compreensão deste período marcante da história da humanidade. O Atlas do Antigo Egipto chega às livrarias de todo o país no próximo dia 8 de Fevereiro. O livro poderá ainda ser encomendado através do site oficial da editora. Este é o sexto  livro de uma colecção aclamada pelos leitores e pela crítica, que a Guerra e Paz iniciou com a publicação do  Atlas Histórico de África – Da Pré-história aos Nossos Dias, a que se seguiram o Atlas do Império Romano – Construção e Apogeu, 300 a. C.-200 d. C, o Atlas Histórico do Médio Oriente, o Atlas Histórico dos Estados Unidos da América e o  Atlas do Holocausto – A Execução dos Judeus da Europa, 1939-1945. Para 2022, a Guerra e Paz prevê ainda quatro novas edições, entre as quais o Atlas da Guerra Fria – 1947-1990: Um Conflito Global e Multiforme.

Atlas do Antigo Egipto
Autor: Claire Somaglino
Cartografia: Claire Levasseur
Tradução: Isabel Lopes
Não-Ficção / Atlas
176 páginas · 17x24,5 · 20,00 €
Nas livrarias a 8 de fevereiro de 2022
Guerra e Paz Editores 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,937,716