"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

30 Anos de "Daqui a Nada"

Chega às livrarias a 19.ª edição de Daqui a Nada, primeiro romance de Rodrigo Guedes de Carvalho, publicado em 1992, há precisamente 30 anos.


Vencedor do Prémio Jovens Talentos da ONU, Daqui a Nada é um romance a três vozes – pai, mãe e filha – a partir das quais nos chega a história de uma família devastada pelas feridas da guerra colonial, pela dificuldade de comunicação e pelos encontros e desencontros da vida. Muito mais do que o retrato de uma época, o livro que assinalou a estreia de Rodrigo Guedes de Carvalho na ficção é uma profunda refexão sobre relações entre pais e filhos, sobre pais que não sabem ser pais, sobre filhos que crescem à sombra de um pai emocionalmente distante ou mesmo ausente.

«A escrita de Daqui a Nada é vigorosa sem ser agressiva, sensível sem ser lamechas, inteligente sem ser prepotente. Este livro é essencialmente um ajuste de contas com a História», escreveu na altura, no Público, a crítica literária Helena Vasconcelos, seguida, no Diário de Notícias, por Maria Estela Guedes: “O livro lê-se num fôlego, é pequeno, intenso e muito bem construído.»

Depois de Daqui a Nada, a Dom Quixote publicará em março de 2022 uma nova edição de Mulher em Branco, editado em 2006, ficando o mês de Abril reservado para o novo romance de Rodrigo Guedes de Carvalho – cujo título será oportunamente revelado.

Rodrigo Guedes de Carvalho nasceu no Porto em 1963. Estreou-se na ficção com o romance Daqui a Nada(1992). Seguiram-se-lhe A Casa Quieta(2005), Mulher em Branco (2006), Canário(2007), O Pianista de Hotel(2017) – Prémio Autores SPA Melhor Livro de FicçãoNarrativa 2018 –, Jogos de Raiva(2018) e Margarida Espantada(2020). Elogiado pela crítica, tem sido considerado uma das vozes mais importantes da nova literatura portuguesa.

É ainda autor dos argumentos cinematográficos de Coisa Ruim (2006) e Entre os Dedos(2009), e da peça de teatro Os Pés no Arame(estreada em 2002, com nova encenação em 2016).

Agenda
Festivais

Futuros da Liberdade 2024

Mala, Oficina das Artes da Ajuda, Jardim das Damas, Pavilhão Multiusos da Ajuda, Mercado da Ajuda 18 Abr a 21 Abr 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,871,180