"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Autobiografia de Joshua Ruah, Um Judeu de Lisboa é uma viagem às memórias judaicas de uma Lisboa em evolução

Nesta autobiografia, o conhecido médico Joshua Ruah decide tornar públicas as suas memórias judaicas de uma vivência em Lisboa, que atravessa várias gerações e que inclui lembranças inapagáveis da sua infância e juventude, do seu percurso como médico e como presidente da Comunidade Israelita de Lisboa durante 23 anos, que lhe proporcionou encontros memoráveis com figuras históricas como Mário Soares, o Papa João Paulo II ou Yasser Arafat, o mítico dirigente da OLP.


«Por exemplo, eu provavelmente sou berbere. Não se tem a certeza porque o meu apelido em hebraico pode ler-se de duas maneiras diferentes, ou aquela que eu uso, e que quer dizer «espírito ao vento», ou um nome que existia no Médio Oriente, que se escreve com as mesmas letras e se pronuncia «Revah». Sempre que lá vou dizem que sou berbere, porque na opinião dos marroquinos não tenho cara nem de judeu nem de mouro. A mim tanto me faz, porque, na realidade, sou um judeu-português. Com a diáspora, os judeus adquiriram uma característica muito especial, que é a biculturalidade. Eu não sou um homem de práticas, mas se quiser posso seguir as tradições judaicas e ao mesmo tempo ser sócio do Benfica e gostar de sardinhas assadas.»

Joshua Ruah

 «Um dos grandes méritos desta autobiografia, Joshua Ruah. Um Judeu de Lisboa, reside na ausência de literatura. É uma descida às raízes, sem quaisquer limitações convencionais, para nos transmitir o que se acumulara nos espaços invisíveis do universo mais íntimo. Faz um balanço à vida. Apresenta-nos a realidade quotidiana, nos seus múltiplos aspetos, através de uma comunicação frontal, numa linguagem direta, persuasiva e imediata com os leitores.»

António Valdemar, autor do prefácio.

Sobre o autor
Em 1940, no auge da Segunda Guerra Mundial nasceu Joshua Ruah, em Lisboa. Profundamente marcado pela sua vivência no coração da capital privou com numerosos intelectuais e políticos frequentadores dos lugares emblemáticos da cidade e que eram amigos da família.

Filho do médico Moisés Ruah, cirurgião de renome no domínio da Urologia e neto do famoso fotógrafo Joshua Benoliel, decidiu em 1959 entrar na Faculdade de Medicina e teve uma carreira de sucesso durante mais de cinquenta anos a exercer cirurgia e na direção e chefia de serviços hospitalares.

Dedicou-se a instituições culturais e cívicas juntamente com uma absorvente atividade médica, cirúrgica e hospitalar e integrou a direção da Comunidade Israelita de Lisboa.

Nessa qualidade, passou a ser ouvido e respeitado pelos órgãos de soberania, por três Chefes de Estado, por diversos governos e pelos grupos parlamentares da Assembleia da República ao pronunciar-se acerca de temas polémicos tais como a interrupção voluntária da gravidez, a eutanásia e os estudos preparatórios da lei da liberdade de culto religioso. Procedeu à recuperação da comunidade judaica de Belmonte, que se encontrava na clandestinidade há séculos, sendo historicamente reconhecida como a única da Península Ibérica e herdeira legítima dos judeus sefarditas. Presidiu à Comunidade Israelita de Lisboa durante 23 anos com vários memoráveis encontros entre os quais com o Papa João Paulo II e por duas vezes, com Yasser Arafat, o mítico dirigente da OLP. 

Ficha do Livro
Título: Um Judeu de Lisboa
Nº págs: 248
ISBN: 978-972-21-3129-2
PVP C/ IVA: 23,90€
LeYa | Editorial Caminho 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,897,000