"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Arouca estreia primeiro troço da ecovia do rio Arda

Um passeio com vista para “casas de lavradores, os moinhos que outrora laboravam ao longo do rio, açudes e levadas de água”, mas também por parque, monumentos e igrejas.

Pela Ecovia do Arda_CM Arouca Pela Ecovia do Arda_CM Arouca Pela Ecovia do Arda_CM Arouca


A câmara municipal de Arouca inaugura este sábado os primeiros seis quilómetros da ecovia que, ligando diferentes polos escolares num incentivo à mobilidade verde, percorre também diverso património natural e edificado ao longo do rio Arda.

O projeto da autarquia do distrito de Aveiro ainda prevê a construção de mais cinco quilómetros cicláveis entre as freguesias de Várzea e Tropeço, mas, nesta fase, a população já pode percorrer o caminho linear entre o Burgo, Arouca e Várzea, seja a pé, com bicicleta própria ou recorrendo a uma das “geobikes” disponíveis para aluguer na Loja Interativa de Turismo local.

Para a presidente da autarquia, Margarida Belém, o objetivo da obra é “fazer a ligação entre os polos escolares e outros equipamentos educativos da zona do Vale de Arouca”, na expectativa de que o percurso contribua “de modo significativo para uma mobilidade mais sustentável, em particular por parte dos mais novos, e incentive um comportamento que é cada vez mais relevante nos dias de hoje”.

Uma vez executada na sua totalidade, a chamada Ecovia do Arda terá custado quase 2,2 milhões de euros, comparticipados em 85% pelo Fundo de Desenvolvimento Regional.

Esse investimento inclui o custo da empreitada adjudicada por 1,8 milhões ao consórcio entre as empresas Construções Carlos Pinho Lda. e Tosca – Equipamentos em Madeira Lda., sendo que a restante verba foi aplicada na aquisição de terrenos a dezenas de proprietários privados.

Margarida Belém realça, aliás, que “uma das dificuldades na execução deste projeto foi o facto de o traçado da ecovia ser constituído por parcelas pertencentes a mais de 60 proprietários. Além disso, tratava-se de terrenos agrícolas em utilização plena”.

Finalizadas essas transações, os primeiros seis quilómetros da nova ecovia permitem descobrir “a vida do vale de Arouca e o seu rico património natural e cultural”, muito associado ao cultivo da terra.

“Podemos observar algumas casas de lavradores, os moinhos que outrora laboravam ao longo do rio, açudes e levadas de água”, refere a presidente da câmara, listando ainda pontos de interesse como “o centro histórico da vila de Arouca, o Parque do Ribeiro do Gondim, o pelourinho do Burgo, a Capela do Espírito Santo e São Frutuoso, o casal romano da Malafaia e as igrejas de Várzea, Urrô e Rossas”.

Com um nível de dificuldade baixo, o percurso procura valorizar esse património exibindo ainda painéis informativos bilíngues que, em Português e Inglês, apresentam diversos dados sobre a geo e biodiversidade do território envolvente, os sítios arqueológicos ao longo do caminho e outros factos sobre a história local.


por  e Público | 10 de fevereiro de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,934,612