"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Alfândega do Porto recebe exposição biográfica sobre Frida Kahlo

Exposição “Frida Kahlo, A Vida de um Ícone" Foto: DR


Abre a 10 de março no Porto, a exposição “Frida Kahlo, A Vida de um Ícone”. A mostra oferece ao visitante uma experiência imersiva e interativa em torno da vida e obra da artista mexicana. A exposição vai ser apresentada também em Lisboa a partir de 29 de setembro.

Frida Kahlo dizia: “Eu sou minha única musa, o assunto que conheço melhor”. A sua obra onde muitas vezes se retratou vai estar em destaque na exposição “Frida Kahlo, A Vida de um Ícone” que abre a 10 de março na Alfândega do Porto e que, depois em setembro ruma a Lisboa.

A exposição apresenta-se como “um convite imersivo” para o público “conhecer ao pormenor a biografia da artista mexicana”. Em comunicado, a organização desta mostra a cargo dos promotores Magical Garden indica que a mostra recorre a “coleções de fotografias históricas, filmes originais, bem como instalações artísticas e música que reproduzem os momentos mais relevantes da vida de Frida Kahlo”.

“Frida Kahlo, A Vida de um ícone” é o resultado de uma parceria entra a Fundação Frida Kahlo Corporation, a galeria Ideal Barcelona, o estúdio criativo Layers of Reality e ateliê OCUBO. O mote, diz a organização “será dar a conhecer em estreia ao público português um trabalho produzido e exibido, em registo de biografia imersiva, que versa a travessia existencial da mais conhecida e talentosa de entre todas as artistas plásticas mexicanas”.

A visita tem a duração média de 1hora e 15 minutos com o percurso a começar na Sala da República, no primeiro piso da Alfândega do Porto. Da experiência imersiva fazem parte momentos de animações holográficas, vídeo mapping em esculturas e realidade virtual.

Artista autodidata que foi casada com o pintor mexicano Diego Rivera, Frida Kahlo era uma admiradora profunda do folclore mexicano.

A vida da pintora que se tornou um ícone é também apresentada num “espetáculo audiovisual a 360º nas Furnas da Alfândega”, indica a organização que refere que “são 30 minutos de um banho de imersão digital”.

Feminista assumida, Frida Kahlo continua a ser hoje tida como um “exemplo de superação das adversidades graças à sua força, rebeldia e talento”, diz o comunicado que acrescenta que a artista era “reveladora de uma de uma personalidade única, muito à frente do seu tempo”.

A vida desta diva pode ser visitada no Porto de quarta a domingo, das 14h30 às 19h30. Depois a exposição segue para Lisboa onde vai estar a partir de 29 de setembro.

Os preços dos bilhetes variam entre os 10 e os 14 euros e em pack com as outras exposições situa-se entre os 14 e 19,5 euros. Há também preços especiais para grupos e escolas.


por Maria João Costa in Renascença | 11 de fevereiro de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,893,234