"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Corações Rasgados". Companhia Mandrágora aborda violência sobre mulheres

Com estreia marcada para 11 de março, o espetáculo da Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora, expõe as angústias, perdas e medos de diversas personagens femininas confrontadas com a violência.

"Corações Rasgados" é a nova produção da Companhia Mandrágora. Foto: Pedro Sardinha


A peça “Corações Rasgados”, que se estreia a 11 de março, na Casa Branca de Gramido, em Gondomar, expõe as angústias de diversas personagens femininas “confrontadas com um mal comum”, o abandono e maus-tratos.

Em comunicado, a Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora revelou que a sua mais recente criação, “Corações Rasgados”, estreia-se a 11 e 12 de março, às 21:30, na Casa Branca de Gramido, em Valbom, no concelho de Gondomar, distrito do Porto.

O projeto “Corações Rasgados” arrancou em janeiro de 2019, com a realização de laboratórios de experimentação cénica para jovens e mulheres.

A interrupção devido à pandemia da covid-19 permitiu à companhia “trabalhar dramaturgicamente” o projeto, criando “densidade nas personagens” para falar sobre a violência contra as mulheres, temática “tão fraturante na sociedade”.

“Mas porque é que ainda hoje precisamos de falar da violência sobre as mulheres?”, questiona a companhia, lembrando que o mundo simbólico e metafórico da criação permite “compreender a sociedade”.

O espetáculo de marionetas “Corações Rasgados” expõe as angústias, perdas e medos de diversas personagens femininas que, no bairro da boa esperança, as vão desfilando e partilhando, acrescentou o comunicado da companhia.

“Viajamos por este bairro como espectadores de muitas vidas que teimam em ser confrontadas com um mal comum, o abandono e os maus-tratos”, salientou a companhia.

Da direção artística de Clara Ribeiro, o espetáculo é também “musical, poético e repleto de imagens” que conduzem ao questionamento “sereno e participativo”.

“A marioneta é nada mais que a ferramenta artística que nos transporta”, salienta a companhia.

Interpretado por Clara Ribeiro e Ana Maria Pinto, a peça tem a duração de uma hora.

O projeto “Corações Rasgados” é apoiado pelo Ministério da Cultura e pelas câmaras municipais de Gondomar e de Espinho, tendo como parceiros a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Espinho, a NOVATERRA – Associação Cultural Arte e Ambiente e a Rede Social de Gondomar.


por Lusa e Renascença | 14 de fevereiro de 2021
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,960,481