"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Respostas poéticas ao chamamento das coisas

Assírio & Alvim expande coleção Obras de Jorge de Sena com a publicação de Pedra Filosofal e As Evidências. 


Pedra Filosofal
 (1950) é um dos dois novos títulos de Jorge de Sena já em pré-venda e disponíveis nas livrarias a 24 de fevereiro de 2022. «Em Pedra Filosofal, assiste-se, pois, ao percurso poético-existencial de um poeta que procura lidar com as circunstâncias, encontrar a poética adequada, alcançar a liberdade e atingir a plenitude no amor. De certa maneira, dá conta assim de uma "íntima educação" do poeta, ou seja, uma poesia de formação, que se vai construindo ao longo dos poemas e das três secções que os recebem. Depois de ter perseguido a verdade até à coroa da terra , o poeta tira lições da pedra cuja posse permitirá discernir em breve "as evidências" .» [do prefácio de Joana Meirim]. 

SOBRE O LIVRO

… DE PASSAREM AVES
À memória de Sá de Miranda

Das aves passam as sombras,
um momento, no chão, perto de mim.
No tardo Verão que as trouxe e as demora,
por que beirais não sei
onde se abrigam piando
como ao passar chilreiam.

Um momento só. Rápidas voam!
E a vida em que regressam de outras terras
não é tão rápida: fiquei olhando
as sombras não, mas a memória delas,
das sombras não, mas de passarem aves.

21/6/1947 

Título: Pedra Filosofal
Autor: Jorge de Sena
Prefácio: Joana Meirim
N.º de Páginas: 120
PVP: 14,40€
Coleção: Obras de Jorge de Sena

Ver primeiras páginas 

Na mesma ocasião, é publicado Evidências (1955). Quando surgiram a Jorge de Sena estes vinte e um sonetos, «sem bem saber sequer se sonetos seriam», o autor sentiu que formavam uma unidade tão inquebrável, que mereciam uma publicação autónoma. E é nessa força unidirecional que se pode ler este livro ou, como esclarece Silvina Rodrigues Lopes no prefácio ao texto: «O que em As Evidências de Jorge de Sena aparece como anticonformismo e revolta não o leio como um traço de personalidade, como leitura da realidade ou como uma manifestação direta de conceções sociais e políticas. É evidente que tudo isso lá está, mas o salto para fora é que faz acontecer o poema e, com este, uma individuação não figurável.» Dêmos o salto, fruamos da musicalidade destes poemas.


SOBRE O LIVRO

XXI.

Cendrada luz enegrecendo o dia,
tão pálida nos longes dos telhados!
Para escrever mal vejo, e todavia
a dor libérrima que a mão me guia
essa me vê, conforta meus cuidados.

Ao fim terrível que me espera extenso,
nenhum conforto poderei pedir.
Da liberdade o desdobrado lenço
meu rosto cobrirá. Nem sei se penso
ou pensarei quando de mim fugir.

Perdem-se as letras. Noite, meu amor,
ó minha vida, eu nunca disse nada.
Por nós, por ti, por mim, falou a dor.
E a dor é evidente — libertada.

21/6/1947 

Título: As Evidências
Autor: Jorge de Sena
Prefácio: Silvina Rodrigues Lopes
N.º de Páginas: 56
PVP: 13,30€
Coleção: Obras de Jorge de Sena

Ver primeiras páginas 

SOBRE O AUTOR
Jorge de Sena
Nasceu em Lisboa a 2 de novembro de 1919 e morreu em Santa Bárbara, na Califórnia, a 4 de junho de 1978. Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia do Porto, parte para o exílio no Brasil em 1959 e aí doutora-se em Letras e torna-se regente das cadeiras de Teoria da Literatura e de Literatura Portuguesa. Muda-se para os EUA em 1965, lecionando na Universidade de Wisconsin e, anos depois, na Universidade da Califórnia. Poeta, ficcionista, dramaturgo, ensaísta e tradutor, é considerado um dos mais relevantes escritores de língua portuguesa do século xx, autor de títulos como Metamorfoses (1963), Os Grão-Capitães (1976), O Físico Prodigioso (1977) e Sinais de Fogo (1979), este último considerado a sua obra-prima. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,888,752