"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Uma viagem pelo mundo prodigioso da obra de Miguel Torga

Depois de, em 2019, nos ter brindado com Tonalidades da Literatura Transmontana, uma pujante obra literária que expressa a identidade, plural e diversidade, de grandes autores transmontanos, o professor Norberto Veiga reforça a sua condição de «paladino da literatura transmontana» com a publicação d’O Labirinto Literário de Miguel Torga.


Uma viagem pela vida e pelo mundo prodigioso da obra de Miguel Torga, explora todas as dimensões e recantos da bibliografia de um dos mais prestigiados poetas e escritores portugueses do século XX, livro por livro. Nele, o autor revisita a autenticidade de Torga, as suas preocupações de natureza ética e antropológica, e a interpretação transcendental dos recortes e das gentes de Trás-os-Montes, propondo-se a responder a uma questão: Porquê ler a obra torguiana no século XXI? O Labirinto Literário de Miguel Torga chega à rede livreira nacional, numa edição Guerra e Paz Editores, prefaciada pelo escritor A. M. Pires Cabral. 

O património literário deixado por Miguel Torga é marcado pela pluralidade, pela polifonia, pela genialidade. Uma vasta obra que, tendo já sido estudada a espaços, não foi ainda objeto de uma análise profunda e global. Disposto a colmatar essa lacuna, Norberto Veiga, professor, cronista e estudioso da literatura transmontana, partiu para uma profunda reflexão em torno da prodigiosa bibliografia torguiana. Esse estudo intenso resulta agora no livro de grande fôlego: O Labirinto Literário de Miguel Torga.

Segundo o autor, este livro pretende «mergulhar o leitor na opera omnia de Torga, desvelando as várias ressonâncias e tonalidades que a enformam, numa leitura sempre incompleta, mas também sempre renovada.» Além de uma resenha biográfica de Miguel Torga, são-nos apresentados comentários às 52 obras que Miguel Torga publicou. Começando pela poesia, «porque Torga é essencialmente poeta», passando pelo conto, pela diarística, pelo discurso autobiográfico (os seis dias d’A Criação do Mundo), pela ensaística, por discursos e palestras, pelo romance e, até, pela dramaturgia, um género menos conhecido da generalidade dos leitores, mas que espelha muito bem a faceta do escritor, de guardião do património imaterial transmontano.

No prefácio, o também transmontano e escritor A. M. Pires Cabral, afirma que «em Torga não devemos deixar que o escritor ofusque nem o cidadão que se afirma pela consistência e pela verticalidade nem o fiel depositário de um património imaterial que o marca e lhe guia os passos.» Elogiando o autor, que tem vindo a assumir-se «um verdadeiro paladino da Literatura Trasmontana», o prefaciador sublinha que «Norberto Veiga faz justiça a Miguel Torga» e que esta obra podia perfeitamente ter como título, num contexto menos académico, Miguel Torga de A a Z, pela quantidade de informação que colige. É esse o título que dá ao seu texto.

Ler este Labirinto Literário é contactar com um saber realista, humanista, religioso, moral, social, político, filosófico e estético de um autor maior do que o seu tempo. E se dúvidas sobrarem, esta análise brilhante responde: Porquê ler a obra torguiana no século XXI? Porque a sua obra reflete não só as convicções de natureza ética, antropológica e humanista do autor, como uma profunda missão histórica, social e política que não se esgotou em 1974.

O Labirinto Literário de Miguel Torga chega à rede livreira nacional com a chancela da Guerra e Paz Editores. O livro também estará disponível através do site da editora. Esta é a segunda obra que Norberto Veiga publica com a chancela da Guerra e Paz Editores. Em 2019, o autor publicou Tonalidades da Literatura Transmontana, uma pujante obra literária que expressa a identidade, plural e diversa, da literatura transmontana.

O Labirinto Literário de Miguel Torga
Norberto Veiga
Não-Ficção / Ensaio
584 páginas · 15x23· 25,00 €
Nas livrarias a 22 de fevereiro
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,923,383