"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Enigmas e mistérios da História de Portugal

Um livro fascinante que nos mostra como, na História de Portugal, nem tudo é o que parece…


Ninguém sabe ao certo em que cidade nasceu D. Afonso Henriques: Guimarães, Coimbra, Viseu ou a espanhola Astorga? É uma incógnita. Sobre o seu nascimento, há ainda quem diga que nasceu doente mas foi salvo por intervenção divina, e quem defenda que morreu em viagem e acabou trocado pelo filho de um pastor . A sua verdadeira paternidade também levanta dúvidas: seria mesmo filho de Henrique de Borgonha? Ou o pai seria afinal Egas Moniz? E Egas Moniz teria mesmo esse nome? Ou afinal chamava-se Paio Mendes? Mais de nove séculos depois, subsistem muitas dúvidas e incertezas sobre o primeiro rei de Portugal. E esta é apenas a ponta do icebergue da História de Portugal: desde a fundação da nossa nacionalidade até às últimas décadas do século XX, não faltam enigmas, mistérios e perguntas sem resposta.

O historiador Ricardo Raimundo reuniu os 33 acontecimentos mais controversos e apresenta-os sustentados em teses, provas, mitos e suspeitas dos investigadores.

SOBRE O AUTOR
Ricardo Raimundo nasceu em Lisboa a 24 de Novembro de 1981. Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 2003, e em 2006 tornou-se mestre em História Moderna pela Faculdade de Letras de Lisboa.

É colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa e, ao longo do seu percurso académico, tem realizado diversos trabalhos, publicados em revistas da especialidade, sobre fontes inéditas depositadas no Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo.

Colaborou no Dicionário Histórico das Ordens e Instituições afins em Portugal (2010), na obra Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Ribatejo Norte: uma História Centenária (1914-2014) (2015) e é autor dos livros Vidas Surpreendentes, Mortes Insólitas da História de Portugal; Escândalos da Monarquia Portuguesa e Os Maus da História de Portugal.

Título: Enigmas e mistérios da História de Portugal
O autor: Ricardo Raimundo, Historiador
Género: História
Nº de páginas: 280
Data de saída: 16 fevereiro 2022
P.V.P.: 15,90 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,918,448