"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Do que habita no espaço celeste

Firmamento marca a estreia de Rui Lage no catálogo da Assírio & Alvim. 


Com Estrada Nacional, em 2016, Rui Lage colocou um ponto final no ciclo campestre iniciado em 2004 e composto por cinco livros que, entre a elegia e a sátira, tiveram por objeto a perda pessoal e coletiva do mundo rural português. Firmamento opera um corte com essa temática: é um livro de poesia cósmica. Numa era de radical desencantamento, obcecada pelo visível e pela visibilidade, e com a própria arte sequestrada por um presente eterno, estes poemas apontam ao transcendente: não pela via religiosa ou mística, mas pelo prisma da ciência, em particular da astrofísica e da física quântica.

O livro já se encontra em pré-venda.

«Ao abrirem para o inimaginável e ao explorarem o invisível, o infinitamente grande e o infinitamente pequeno, estes domínios aparecem-me hoje como os últimos onde ainda é possível o reencontro com o mistério e com alguma coisa próxima do sagrado (com “o silêncio dos espaços infinitos” de Pascal). Eles desvelam-nos uma outra realidade, que coloca em crise as palavras da linguagem falada e me solicitou para uma espécie de canto, onde se intromete a minha experiência recente da paternidade e, com esta, esse mistério dos mistérios que é o amor», confessa o autor. Diz-nos ainda Rui Lage que «a proposta de Firmamento, arriscada, é reinstalar na poesia portuguesa a especulação metafísica, não só através das velhas questões como das novas questões que hoje nos chegam por via do transhumanismo e do pós-humanismo, e que nos compelem a repensar os conceitos de corpo e de consciência, ou mesmo a revisitar as ideias de espírito e de alma humana». 

SOBRE O LIVRO
Firmamento
Colocando-nos frente a frente com a imensidão do cosmos, Firmamento é o mais recente livro de poesia de Rui Lage, onde a meditação cósmica e o nascimento se cruzam na prosódia do verso terrestre.

Sol, já não me escondo de ti.
Agora renovo, ciclicamente.
Com a tua luz cresço
e decresço. Invisível começo,
oculta nos palácios inferiores.
Fio noite dentro
com as minhas irmãs.
Depois subo. Apareço.

Saio pela dança. 

Título: Firmamento
Autor: Rui Lage
N.º de Páginas: 128
PVP: 14,40 €
Coleção: Poesia Inédita Portuguesa

Ver primeiras páginas 

SOBRE O AUTOR
Rui Lage
Nasceu no Porto em 1975 e é licenciado em Estudos Portugueses e Ingleses e doutorado em Culturas e Literaturas Românicas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Enquanto escritor, publicou várias obras nos domínios da poesia, da ficção e do ensaio, entre outros, tendo sido distinguido com o Prémio Inês de Castro (2016), o Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís (2017), o Prémio Ruy Belo (2017) e o Prémio Autores da SPA (2018). A sua obra está traduzida em várias línguas. Em 2009, foi responsável, com Jorge Reis-Sá, pela mais extensa e completa antologia da poesia portuguesa alguma vez organizada: Poemas Portugueses: Antologia da Poesia Portuguesa do Séc. XIII ao Séc. XXI (Porto Editora). Traduziu obras de Samuel Beckett, Paul Auster, Pablo Neruda e Carl Sagan, entre outros. Foi investigador académico, docente na ACE – Escola de Artes e professor de História Cultural do Teatro na Universidade Lusófona. Integrou a direção da Fundação Eugénio de Andrade. Trabalha, desde 2014, como assessor no Parlamento Europeu. Lidera, atualmente, o Grupo Municipal do PS na Assembleia Municipal do Porto. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,903,984